Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
Author: Xavier, Daniela Aparecida Alves
First Advisor: Seneda, Marcos César
First member of the Committee: Peixoto, Cristiano Rodrigues
Summary: O presente texto busca compreender o conceito de educação, de acordo com a concepção exposta por Immanuel Kant. Abordaremos sua concepção de história como progresso e a evolução de cada homem a partir de um progresso individual que só se torna possível em conjunto e na sequência de cada geração. Kant insiste na importância do desenvolvimento das disposições humanas, por outro lado, o filósofo Walter Benjamin critica a história como progresso, afirmando a existência de uma ilusão desse percurso rumo ao progresso. A história marca acontecimentos importantes que devem ser lembrados, de acordo com Benjamin. Desse modo pretendemos investigar o percurso percorrido por Kant, para se pensar a história como progresso. A disciplina será uma ferramenta muito importante nesse percurso, assim, ao nascer, cada um deve ser educado para fazer o bom uso da sua própria razão. Kant afirma que o homem só será um verdadeiro homem, ao se submeter ao processo educacional.
Abstract: The present text seeks to understand the concept of education, according to Immanuel Kant. Will be approached his conception of History as progress and the construction of each man, with individual progress, which only becomes possible together and with each succeeding generation. Kant insists on the importance of the development of human dispositions, on the other hand the philosopher Walter Benjamin criticizes History as progress, stating the existence of an illusion of this path towards progress. The History marks important events that must be remembered according to Benjamin. In this way we intend to investigate the way of Kant to think of History as progress. Discipline will be a very important tool in this course, so, at birth each should be educated to make good use of his own reason. Kant states that man will only be a true man, by submitting to the educational process.
Keywords: Educação
Education
História
History
Progresso
Progress
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: XAVIER, Daniela Aparecida Alves. O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149
Date of defense: 22-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProblemaHistóriaProgresso.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.