Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Daniela Aparecida Alves-
dc.date.accessioned2019-01-31T14:41:28Z-
dc.date.available2019-01-31T14:41:28Z-
dc.date.issued2018-12-22-
dc.identifier.citationXAVIER, Daniela Aparecida Alves. O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149-
dc.description.abstractThe present text seeks to understand the concept of education, according to Immanuel Kant. Will be approached his conception of History as progress and the construction of each man, with individual progress, which only becomes possible together and with each succeeding generation. Kant insists on the importance of the development of human dispositions, on the other hand the philosopher Walter Benjamin criticizes History as progress, stating the existence of an illusion of this path towards progress. The History marks important events that must be remembered according to Benjamin. In this way we intend to investigate the way of Kant to think of History as progress. Discipline will be a very important tool in this course, so, at birth each should be educated to make good use of his own reason. Kant states that man will only be a true man, by submitting to the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectProgressopt_BR
dc.subjectProgresspt_BR
dc.titleO problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolitapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Seneda, Marcos César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151138206391021pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Cristiano Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8483834H6pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente texto busca compreender o conceito de educação, de acordo com a concepção exposta por Immanuel Kant. Abordaremos sua concepção de história como progresso e a evolução de cada homem a partir de um progresso individual que só se torna possível em conjunto e na sequência de cada geração. Kant insiste na importância do desenvolvimento das disposições humanas, por outro lado, o filósofo Walter Benjamin critica a história como progresso, afirmando a existência de uma ilusão desse percurso rumo ao progresso. A história marca acontecimentos importantes que devem ser lembrados, de acordo com Benjamin. Desse modo pretendemos investigar o percurso percorrido por Kant, para se pensar a história como progresso. A disciplina será uma ferramenta muito importante nesse percurso, assim, ao nascer, cada um deve ser educado para fazer o bom uso da sua própria razão. Kant afirma que o homem só será um verdadeiro homem, ao se submeter ao processo educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProblemaHistóriaProgresso.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.