Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO |
| Título(s) alternativo(s): | Cadernos de arte: a proposal for the teaching of visual arts in the municipality of Palmas/TO |
| Autor(es): | Fonseca, Fabiana Aparecida Goulart |
| Primeiro orientador: | Silva, Elsieni Coelho da |
| Primeiro membro da banca: | Melo, Roberta Maira De |
| Segundo membro da banca: | Martins, Adriana Dos Reis |
| Resumo: | O presente artigo apresenta a concepção de Cadernos de Artes Visuais como proposta de material didático-pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar para professores que ministram aulas de artes visuais na Rede Municipal de Educação de Palmas/TO, mas que não têm formação acadêmica na área. Pretende-se que o material didático-pedagógico seja um instrumento norteador para ação dos professores como um referencial de incentivo à prática docente numa perspectiva de educação interdisciplinar e transdisciplinar. A pesquisa é de cunho qualitativo: para conhecer o perfil dos professores de artes que atuam nas escolas municipais de Palmas, foi utilizado o questionário semiestruturado. A partir de uma pesquisa-ação participante, proponho a utilização do material didático-pedagógico pelos professores de arte do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas. Como resultado da utilização do material didático-pedagógico pelos professores, aponto possibilidades de aproximação da arte com outras disciplinas e conteúdos |
| Abstract: | This article presents the design of Visual Arts Notebooks as a proposal for interdisciplinary a transdisciplinary didactic-pedagogical material for teachers who teach visual arts classes in the Municipal Education Network of Palmas/TO and have no academic training in the area. It is intended that the didactic-pedagogical material be a guiding instrument for teachers' action as a reference to encourage the teaching practice in an interdisciplinary and transdisciplinary education perspective. The research is qualitative: the semi-structured questionnaire was used to know the profile of the arts teachers who work in the municipal schools of Palmas. From a participatory action research I propose the use of didactic-pedagogical material by art teachers of the sixth year of elementary school, from a municipal school in Palmas. As a result of the use of pedagogical didactic material by teachers, I point out possibilities of approaching art with other disciplines and contents. |
| Notas: | O documento apresenta 41 páginas mais anexos do material didático (Cadernos Caju e Gatos) |
| Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Transdisciplinaridade Transdisciplinarity. Cadernos de arte Art notebooks Material didático pedagógico Didactic-pedagogical material. Arte - Material didático Arte e educação Arte Prática de ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Escolas públicas - Palmas (TO) |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Referência: | FONSECA, Fabiana Aparecida Goulart. Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO. 2018. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1424 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102 |
| Data de defesa: | 9-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CadernosArteProposta.pdf | 19.44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
