Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Fabiana Aparecida Goulart-
dc.date.accessioned2019-01-28T17:44:53Z-
dc.date.available2019-01-28T17:44:53Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationFONSECA, Fabiana Aparecida Goulart. Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO. 2018. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102-
dc.descriptionO documento apresenta 41 páginas mais anexos do material didático (Cadernos Caju e Gatos)pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the design of Visual Arts Notebooks as a proposal for interdisciplinary a transdisciplinary didactic-pedagogical material for teachers who teach visual arts classes in the Municipal Education Network of Palmas/TO and have no academic training in the area. It is intended that the didactic-pedagogical material be a guiding instrument for teachers' action as a reference to encourage the teaching practice in an interdisciplinary and transdisciplinary education perspective. The research is qualitative: the semi-structured questionnaire was used to know the profile of the arts teachers who work in the municipal schools of Palmas. From a participatory action research I propose the use of didactic-pedagogical material by art teachers of the sixth year of elementary school, from a municipal school in Palmas. As a result of the use of pedagogical didactic material by teachers, I point out possibilities of approaching art with other disciplines and contents.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTransdisciplinarity.pt_BR
dc.subjectCadernos de artept_BR
dc.subjectArt notebookspt_BR
dc.subjectMaterial didático pedagógicopt_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical material.pt_BR
dc.subjectArte - Material didáticopt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Palmas (TO)pt_BR
dc.titleCadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TOpt_BR
dc.title.alternativeCadernos de arte: a proposal for the teaching of visual arts in the municipality of Palmas/TOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira De-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Adriana Dos Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4795382232840623pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7552846324698595pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a concepção de Cadernos de Artes Visuais como proposta de material didático-pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar para professores que ministram aulas de artes visuais na Rede Municipal de Educação de Palmas/TO, mas que não têm formação acadêmica na área. Pretende-se que o material didático-pedagógico seja um instrumento norteador para ação dos professores como um referencial de incentivo à prática docente numa perspectiva de educação interdisciplinar e transdisciplinar. A pesquisa é de cunho qualitativo: para conhecer o perfil dos professores de artes que atuam nas escolas municipais de Palmas, foi utilizado o questionário semiestruturado. A partir de uma pesquisa-ação participante, proponho a utilização do material didático-pedagógico pelos professores de arte do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas. Como resultado da utilização do material didático-pedagógico pelos professores, aponto possibilidades de aproximação da arte com outras disciplinas e conteúdospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1424pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CadernosArteProposta.pdf19.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.