Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Fabiana Aparecida Goulart | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T17:44:53Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28T17:44:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Fabiana Aparecida Goulart. Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO. 2018. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102 | - |
dc.description | O documento apresenta 41 páginas mais anexos do material didático (Cadernos Caju e Gatos) | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents the design of Visual Arts Notebooks as a proposal for interdisciplinary a transdisciplinary didactic-pedagogical material for teachers who teach visual arts classes in the Municipal Education Network of Palmas/TO and have no academic training in the area. It is intended that the didactic-pedagogical material be a guiding instrument for teachers' action as a reference to encourage the teaching practice in an interdisciplinary and transdisciplinary education perspective. The research is qualitative: the semi-structured questionnaire was used to know the profile of the arts teachers who work in the municipal schools of Palmas. From a participatory action research I propose the use of didactic-pedagogical material by art teachers of the sixth year of elementary school, from a municipal school in Palmas. As a result of the use of pedagogical didactic material by teachers, I point out possibilities of approaching art with other disciplines and contents. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinarity. | pt_BR |
dc.subject | Cadernos de arte | pt_BR |
dc.subject | Art notebooks | pt_BR |
dc.subject | Material didático pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Didactic-pedagogical material. | pt_BR |
dc.subject | Arte - Material didático | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Palmas (TO) | pt_BR |
dc.title | Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO | pt_BR |
dc.title.alternative | Cadernos de arte: a proposal for the teaching of visual arts in the municipality of Palmas/TO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elsieni Coelho da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8643978507041015 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Roberta Maira De | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Adriana Dos Reis | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4795382232840623 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7552846324698595 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta a concepção de Cadernos de Artes Visuais como proposta de material didático-pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar para professores que ministram aulas de artes visuais na Rede Municipal de Educação de Palmas/TO, mas que não têm formação acadêmica na área. Pretende-se que o material didático-pedagógico seja um instrumento norteador para ação dos professores como um referencial de incentivo à prática docente numa perspectiva de educação interdisciplinar e transdisciplinar. A pesquisa é de cunho qualitativo: para conhecer o perfil dos professores de artes que atuam nas escolas municipais de Palmas, foi utilizado o questionário semiestruturado. A partir de uma pesquisa-ação participante, proponho a utilização do material didático-pedagógico pelos professores de arte do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas. Como resultado da utilização do material didático-pedagógico pelos professores, aponto possibilidades de aproximação da arte com outras disciplinas e conteúdos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1424 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CadernosArteProposta.pdf | 19.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.