Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO |
Título (s) alternativo (s): | Cadernos de arte: a proposal for the teaching of visual arts in the municipality of Palmas/TO |
Autor: | Fonseca, Fabiana Aparecida Goulart |
Primer orientador: | Silva, Elsieni Coelho da |
Primer miembro de la banca: | Melo, Roberta Maira De |
Segundo miembro de la banca: | Martins, Adriana Dos Reis |
Resumen: | O presente artigo apresenta a concepção de Cadernos de Artes Visuais como proposta de material didático-pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar para professores que ministram aulas de artes visuais na Rede Municipal de Educação de Palmas/TO, mas que não têm formação acadêmica na área. Pretende-se que o material didático-pedagógico seja um instrumento norteador para ação dos professores como um referencial de incentivo à prática docente numa perspectiva de educação interdisciplinar e transdisciplinar. A pesquisa é de cunho qualitativo: para conhecer o perfil dos professores de artes que atuam nas escolas municipais de Palmas, foi utilizado o questionário semiestruturado. A partir de uma pesquisa-ação participante, proponho a utilização do material didático-pedagógico pelos professores de arte do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas. Como resultado da utilização do material didático-pedagógico pelos professores, aponto possibilidades de aproximação da arte com outras disciplinas e conteúdos |
Abstract: | This article presents the design of Visual Arts Notebooks as a proposal for interdisciplinary a transdisciplinary didactic-pedagogical material for teachers who teach visual arts classes in the Municipal Education Network of Palmas/TO and have no academic training in the area. It is intended that the didactic-pedagogical material be a guiding instrument for teachers' action as a reference to encourage the teaching practice in an interdisciplinary and transdisciplinary education perspective. The research is qualitative: the semi-structured questionnaire was used to know the profile of the arts teachers who work in the municipal schools of Palmas. From a participatory action research I propose the use of didactic-pedagogical material by art teachers of the sixth year of elementary school, from a municipal school in Palmas. As a result of the use of pedagogical didactic material by teachers, I point out possibilities of approaching art with other disciplines and contents. |
Notas: | O documento apresenta 41 páginas mais anexos do material didático (Cadernos Caju e Gatos) |
Palabras clave: | Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Transdisciplinaridade Transdisciplinarity. Cadernos de arte Art notebooks Material didático pedagógico Didactic-pedagogical material. Arte - Material didático Arte e educação Arte Prática de ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Escolas públicas - Palmas (TO) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | FONSECA, Fabiana Aparecida Goulart. Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO. 2018. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1424 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102 |
Fecha de defensa: | 9-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CadernosArteProposta.pdf | 19.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.