Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO
Título (s) alternativo (s): Cadernos de arte: a proposal for the teaching of visual arts in the municipality of Palmas/TO
Autor: Fonseca, Fabiana Aparecida Goulart
Primer orientador: Silva, Elsieni Coelho da
Primer miembro de la banca: Melo, Roberta Maira De
Segundo miembro de la banca: Martins, Adriana Dos Reis
Resumen: O presente artigo apresenta a concepção de Cadernos de Artes Visuais como proposta de material didático-pedagógico interdisciplinar e transdisciplinar para professores que ministram aulas de artes visuais na Rede Municipal de Educação de Palmas/TO, mas que não têm formação acadêmica na área. Pretende-se que o material didático-pedagógico seja um instrumento norteador para ação dos professores como um referencial de incentivo à prática docente numa perspectiva de educação interdisciplinar e transdisciplinar. A pesquisa é de cunho qualitativo: para conhecer o perfil dos professores de artes que atuam nas escolas municipais de Palmas, foi utilizado o questionário semiestruturado. A partir de uma pesquisa-ação participante, proponho a utilização do material didático-pedagógico pelos professores de arte do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas. Como resultado da utilização do material didático-pedagógico pelos professores, aponto possibilidades de aproximação da arte com outras disciplinas e conteúdos
Abstract: This article presents the design of Visual Arts Notebooks as a proposal for interdisciplinary a transdisciplinary didactic-pedagogical material for teachers who teach visual arts classes in the Municipal Education Network of Palmas/TO and have no academic training in the area. It is intended that the didactic-pedagogical material be a guiding instrument for teachers' action as a reference to encourage the teaching practice in an interdisciplinary and transdisciplinary education perspective. The research is qualitative: the semi-structured questionnaire was used to know the profile of the arts teachers who work in the municipal schools of Palmas. From a participatory action research I propose the use of didactic-pedagogical material by art teachers of the sixth year of elementary school, from a municipal school in Palmas. As a result of the use of pedagogical didactic material by teachers, I point out possibilities of approaching art with other disciplines and contents.
Notas: O documento apresenta 41 páginas mais anexos do material didático (Cadernos Caju e Gatos)
Palabras clave: Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity.
Cadernos de arte
Art notebooks
Material didático pedagógico
Didactic-pedagogical material.
Arte - Material didático
Arte e educação
Arte
Prática de ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Escolas públicas - Palmas (TO)
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: FONSECA, Fabiana Aparecida Goulart. Cadernos de arte: uma proposta para o ensino de artes visuais no município de Palmas/TO. 2018. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1424
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24102
Fecha de defensa: 9-jul-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CadernosArteProposta.pdf19.44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.