Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24010| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Oficina culinária como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar em nutrição. |
| Título (s) alternativo (s): | Culinary workshop as an interdisciplinary teaching-pedagogical strategy in nutrition. |
| Autor: | Freitas, Bruna Paes Lemes |
| Primer orientador: | Rinaldi, Ana Elisa Madalena |
| Primer coorientador: | Japur, Camila Cremonezi |
| Primer miembro de la banca: | Machado, Fernanda Ribeiro Rosa |
| Segundo miembro de la banca: | Furlan, Luísa Pereira Marot |
| Tercer miembro de la banca: | Silva, Luciana Saraiva |
| Resumen: | O objetivo foi descrever a experiência da utilização de oficinas culinárias como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar e analisar criticamente a escolha de ingredientes, preparações culinárias e justificativas (princípios dietéticos e/ou dietoterápicos). Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado com 147 alunos da disciplina de Educação Nutricional de uma universidade pública. A oficina culinária foi realizada para grupos hipotéticos (mães de bebês em alimentação complementar, crianças com Diabetes Mellitus, adolescentes com obesidade e idosos com hipertensão arterial sistêmica). A experiência proporcionou integração de conteúdos de disciplinas do curso de Nutrição; vivência no planejamento, organização e execução da vivência culinária e o protagonismo do estudante no processo ensino-aprendizagem. Identificamos que a maioria dos estudantes possui um pensamento tecnicista, com pouca variação no uso de ingredientes e preparações. Conclui-se que a oficina culinária pode ser uma boa estratégia didático-pedagógica interdisciplinar em Nutrição. |
| Abstract: | The objective was to describe the experience of using culinary workshops as an
interdisciplinary didactic-pedagogical strategy and to critically analyze the choice of
ingredients, culinary preparations and justifications (dietary and / or dietary
principles). A descriptive study, a type of experience report, carried out with 147
students from the Nutrition Education discipline of a public university. The culinary
workshop is held for hypothetical groups (mothers of infants in complementary
feeding, children with Diabetes Mellitus, adolescents with obesity and elderly with
systemic arterial hypertension). The experience provided content integration of
courses in the Nutrition course; experience in the planning, organization and
execution of the culinary experience and the protagonism of the student in the
teaching-learning process. We have identified that most students have a technicist
thinking, with little variation in the use of ingredients and preparations. It is
concluded that the culinary workshop can be a good interdisciplinary didacticpedagogical
strategy in Nutrition. El objetivo fue describir la experiencia de la utilización de talleres culinarios como estrategia didáctica-pedagógica interdisciplinaria y analizar críticamente la elección de ingredientes, preparaciones culinarias y justificaciones (principios dietéticos y / o dietoterápicos). Estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado con 147 alumnos de la disciplina de Educación Nutricional de una universidad pública. El taller culinario se realiza para grupos hipotéticos (madres de bebés en alimentación complementaria, niños con Diabetes Mellitus, adolescentes con obesidad y ancianos con hipertensión arterial sistémica). La experiencia proporcionó integración de contenidos de disciplinas del curso de Nutrición; vivencia en la planificación, organización y ejecución de la vivencia culinaria y el protagonismo del estudiante en el proceso enseñanza-aprendizaje. Identificamos que la mayoría de los estudiantes tienen un pensamiento tecnicista, con poca variación en el uso de ingredientes y preparaciones. Se concluye que el taller culinario puede ser una buena estrategia didáctico-pedagógica interdisciplinaria en Nutrición. |
| Palabras clave: | Educação nutricional Oficina culinária Interdisciplinaridade Estudante de nutrição |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | FREITAS, Bruna Paes Lemes. Oficina culinária como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar em nutrição. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24010 |
| Fecha de defensa: | 14-dic-2018 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Nutrição |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| OficinaCulinariaEstrategia.pdf | TCC | 341.11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
