Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Bruna Paes Lemes-
dc.date.accessioned2019-01-22T13:36:07Z-
dc.date.available2019-01-22T13:36:07Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationFREITAS, Bruna Paes Lemes. Oficina culinária como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar em nutrição. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24010-
dc.description.abstractThe objective was to describe the experience of using culinary workshops as an interdisciplinary didactic-pedagogical strategy and to critically analyze the choice of ingredients, culinary preparations and justifications (dietary and / or dietary principles). A descriptive study, a type of experience report, carried out with 147 students from the Nutrition Education discipline of a public university. The culinary workshop is held for hypothetical groups (mothers of infants in complementary feeding, children with Diabetes Mellitus, adolescents with obesity and elderly with systemic arterial hypertension). The experience provided content integration of courses in the Nutrition course; experience in the planning, organization and execution of the culinary experience and the protagonism of the student in the teaching-learning process. We have identified that most students have a technicist thinking, with little variation in the use of ingredients and preparations. It is concluded that the culinary workshop can be a good interdisciplinary didacticpedagogical strategy in Nutrition.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo fue describir la experiencia de la utilización de talleres culinarios como estrategia didáctica-pedagógica interdisciplinaria y analizar críticamente la elección de ingredientes, preparaciones culinarias y justificaciones (principios dietéticos y / o dietoterápicos). Estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado con 147 alumnos de la disciplina de Educación Nutricional de una universidad pública. El taller culinario se realiza para grupos hipotéticos (madres de bebés en alimentación complementaria, niños con Diabetes Mellitus, adolescentes con obesidad y ancianos con hipertensión arterial sistémica). La experiencia proporcionó integración de contenidos de disciplinas del curso de Nutrición; vivencia en la planificación, organización y ejecución de la vivencia culinaria y el protagonismo del estudiante en el proceso enseñanza-aprendizaje. Identificamos que la mayoría de los estudiantes tienen un pensamiento tecnicista, con poca variación en el uso de ingredientes y preparaciones. Se concluye que el taller culinario puede ser una buena estrategia didáctico-pedagógica interdisciplinaria en Nutrición.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectOficina culináriapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEstudante de nutriçãopt_BR
dc.titleOficina culinária como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar em nutrição.pt_BR
dc.title.alternativeCulinary workshop as an interdisciplinary teaching-pedagogical strategy in nutrition.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Japur, Camila Cremonezi-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911521345348050pt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Fernanda Ribeiro Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680850301559653pt_BR
dc.contributor.referee2Furlan, Luísa Pereira Marot-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153569565658660pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Saraiva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289479620415641pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0316554692737372pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo foi descrever a experiência da utilização de oficinas culinárias como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar e analisar criticamente a escolha de ingredientes, preparações culinárias e justificativas (princípios dietéticos e/ou dietoterápicos). Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado com 147 alunos da disciplina de Educação Nutricional de uma universidade pública. A oficina culinária foi realizada para grupos hipotéticos (mães de bebês em alimentação complementar, crianças com Diabetes Mellitus, adolescentes com obesidade e idosos com hipertensão arterial sistêmica). A experiência proporcionou integração de conteúdos de disciplinas do curso de Nutrição; vivência no planejamento, organização e execução da vivência culinária e o protagonismo do estudante no processo ensino-aprendizagem. Identificamos que a maioria dos estudantes possui um pensamento tecnicista, com pouca variação no uso de ingredientes e preparações. Conclui-se que a oficina culinária pode ser uma boa estratégia didático-pedagógica interdisciplinar em Nutrição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OficinaCulinariaEstrategia.pdfTCC341.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.