Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação dos surdos e teatro: convergências |
Título(s) alternativo(s): | Education of the deaf and theater: convergences |
Autor(es): | Freitas, Lorenna Karla Silva |
Primeiro orientador: | Caon, Paulina Maria |
Primeiro membro da banca: | Wuo, Ana Elvira |
Segundo membro da banca: | Reis, Flaviane |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral apontar alguns pontos convergentes relacionando o processo de educação dos surdos e o Teatro, como meio de expressão. Especificamente, pretende-se apresentar o relato de experiência de uma aluna surda do curso de graduação em Teatro, apresentar uma síntese sobre as concepções de educação do surdo, descrevendo os processos de inclusão dos surdos na educação e traçar um paralelo entre os processos de inclusão do surdo e as contribuições do Teatro na escola básica nesse processo. Esse estudo, orientado pela pesquisa de abordagem qualitativa, se justifica pela contribuição que a pesquisa de campo pode vir a propiciar nos processos de ensino e aprendizagem do surdo na escola básica. Além disso, existe a possibilidade de se encontrar uma contribuição metodológica científica na pesquisa bibliográfica para o teatro, na educação do surdo uma vez que essa arte tem uma relação direta com os meios de expressão do surdo. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Rude e Guerchon (2002), Brito (1997), Oliveira (2005), Botelho (2002), dentre outros autores, e, ainda alguns documentos oficiais, tais como a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 fundamentaram nossas discussões. A reflexão que resulta da pesquisa bibliográfica que aponta para o Teatro como possibilidade de encontrar formas de acessar mais eficazmente o surdo, ao compartilhar com ele o conteúdo por meio de expressão facial e corporal, e também por meio da língua natural do surdo, que é essencialmente expressiva e corporal. Ou seja, encontramos meios e formas no teatro que favorecem o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, considerando a relação direta dos meios de expressão corporal dele com as habilidades desenvolvidas no teatro. |
Palavras-chave: | Educação dos surdos Teatro Linguagem teatral Inclusão Education of the deaf Theater Theatrical language Inclusion |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FREITAS, Lorenna Karla Silva. Educação dos surdos e teatro: convergências. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987 |
Data de defesa: | 26-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoSurdosTeatro.pdf | TCC | 323.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.