Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação dos surdos e teatro: convergências
Título (s) alternativo (s): Education of the deaf and theater: convergences
Autor: Freitas, Lorenna Karla Silva
Primer orientador: Caon, Paulina Maria
Primer miembro de la banca: Wuo, Ana Elvira
Segundo miembro de la banca: Reis, Flaviane
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral apontar alguns pontos convergentes relacionando o processo de educação dos surdos e o Teatro, como meio de expressão. Especificamente, pretende-se apresentar o relato de experiência de uma aluna surda do curso de graduação em Teatro, apresentar uma síntese sobre as concepções de educação do surdo, descrevendo os processos de inclusão dos surdos na educação e traçar um paralelo entre os processos de inclusão do surdo e as contribuições do Teatro na escola básica nesse processo. Esse estudo, orientado pela pesquisa de abordagem qualitativa, se justifica pela contribuição que a pesquisa de campo pode vir a propiciar nos processos de ensino e aprendizagem do surdo na escola básica. Além disso, existe a possibilidade de se encontrar uma contribuição metodológica científica na pesquisa bibliográfica para o teatro, na educação do surdo uma vez que essa arte tem uma relação direta com os meios de expressão do surdo. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Rude e Guerchon (2002), Brito (1997), Oliveira (2005), Botelho (2002), dentre outros autores, e, ainda alguns documentos oficiais, tais como a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 fundamentaram nossas discussões. A reflexão que resulta da pesquisa bibliográfica que aponta para o Teatro como possibilidade de encontrar formas de acessar mais eficazmente o surdo, ao compartilhar com ele o conteúdo por meio de expressão facial e corporal, e também por meio da língua natural do surdo, que é essencialmente expressiva e corporal. Ou seja, encontramos meios e formas no teatro que favorecem o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, considerando a relação direta dos meios de expressão corporal dele com as habilidades desenvolvidas no teatro.
Palabras clave: Educação dos surdos
Teatro
Linguagem teatral
Inclusão
Education of the deaf
Theater
Theatrical language
Inclusion
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FREITAS, Lorenna Karla Silva. Educação dos surdos e teatro: convergências. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987
Fecha de defensa: 26-jul-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoSurdosTeatro.pdfTCC323.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.