Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Lorenna Karla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T17:16:17Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T17:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Lorenna Karla Silva. Educação dos surdos e teatro: convergências. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação dos surdos | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Linguagem teatral | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Education of the deaf | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Theatrical language | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.title | Educação dos surdos e teatro: convergências | pt_BR |
dc.title.alternative | Education of the deaf and theater: convergences | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Caon, Paulina Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4440863322840233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wuo, Ana Elvira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0861896066422077 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Flaviane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1788112610150438 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9962646851495493 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral apontar alguns pontos convergentes relacionando o processo de educação dos surdos e o Teatro, como meio de expressão. Especificamente, pretende-se apresentar o relato de experiência de uma aluna surda do curso de graduação em Teatro, apresentar uma síntese sobre as concepções de educação do surdo, descrevendo os processos de inclusão dos surdos na educação e traçar um paralelo entre os processos de inclusão do surdo e as contribuições do Teatro na escola básica nesse processo. Esse estudo, orientado pela pesquisa de abordagem qualitativa, se justifica pela contribuição que a pesquisa de campo pode vir a propiciar nos processos de ensino e aprendizagem do surdo na escola básica. Além disso, existe a possibilidade de se encontrar uma contribuição metodológica científica na pesquisa bibliográfica para o teatro, na educação do surdo uma vez que essa arte tem uma relação direta com os meios de expressão do surdo. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Rude e Guerchon (2002), Brito (1997), Oliveira (2005), Botelho (2002), dentre outros autores, e, ainda alguns documentos oficiais, tais como a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 fundamentaram nossas discussões. A reflexão que resulta da pesquisa bibliográfica que aponta para o Teatro como possibilidade de encontrar formas de acessar mais eficazmente o surdo, ao compartilhar com ele o conteúdo por meio de expressão facial e corporal, e também por meio da língua natural do surdo, que é essencialmente expressiva e corporal. Ou seja, encontramos meios e formas no teatro que favorecem o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, considerando a relação direta dos meios de expressão corporal dele com as habilidades desenvolvidas no teatro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoSurdosTeatro.pdf | TCC | 323.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.