Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Lorenna Karla Silva-
dc.date.accessioned2019-01-21T17:16:17Z-
dc.date.available2019-01-21T17:16:17Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Lorenna Karla Silva. Educação dos surdos e teatro: convergências. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23987-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação dos surdospt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectLinguagem teatralpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducation of the deafpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectTheatrical languagept_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleEducação dos surdos e teatro: convergênciaspt_BR
dc.title.alternativeEducation of the deaf and theater: convergencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.contributor.referee1Wuo, Ana Elvira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861896066422077pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Flaviane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788112610150438pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9962646851495493pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral apontar alguns pontos convergentes relacionando o processo de educação dos surdos e o Teatro, como meio de expressão. Especificamente, pretende-se apresentar o relato de experiência de uma aluna surda do curso de graduação em Teatro, apresentar uma síntese sobre as concepções de educação do surdo, descrevendo os processos de inclusão dos surdos na educação e traçar um paralelo entre os processos de inclusão do surdo e as contribuições do Teatro na escola básica nesse processo. Esse estudo, orientado pela pesquisa de abordagem qualitativa, se justifica pela contribuição que a pesquisa de campo pode vir a propiciar nos processos de ensino e aprendizagem do surdo na escola básica. Além disso, existe a possibilidade de se encontrar uma contribuição metodológica científica na pesquisa bibliográfica para o teatro, na educação do surdo uma vez que essa arte tem uma relação direta com os meios de expressão do surdo. A fim de buscar suporte à temática envolvida no presente estudo, trabalhos como os de Rude e Guerchon (2002), Brito (1997), Oliveira (2005), Botelho (2002), dentre outros autores, e, ainda alguns documentos oficiais, tais como a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05 fundamentaram nossas discussões. A reflexão que resulta da pesquisa bibliográfica que aponta para o Teatro como possibilidade de encontrar formas de acessar mais eficazmente o surdo, ao compartilhar com ele o conteúdo por meio de expressão facial e corporal, e também por meio da língua natural do surdo, que é essencialmente expressiva e corporal. Ou seja, encontramos meios e formas no teatro que favorecem o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, considerando a relação direta dos meios de expressão corporal dele com as habilidades desenvolvidas no teatro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoSurdosTeatro.pdfTCC323.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.