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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento de programas demonitoramento e comunicação para implementação de sensores numa Unidade de Reparo por Atrito
Autor(es): Sousa, Murillo Candido de
Primeiro orientador: Franco, Vera Lucia Donizeti de Sousa
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Rafael Ariza
Segundo membro da banca: Arantes, Luciano José
Terceiro membro da banca: Freitas, Denis Soares de
Resumo: O setor industrial de energia e transportes é a base para a infraestrutura de uma nação, por isso busca-se a utilização de aplicações que evitem custos adicionais devido a defeitos e falhas. Nesse contexto é que se insere o uso da técnica de reparo de trincas por atrito em estruturas offshore, em contrapartida ao método tradicional de reparo por solda a arco elétrico que pode sofrer fragilização por hidrogênio em ambientes submersos. A técnica de Processamento de Pinos por Atrito (PPA) resume-se em realizar um furo na região trincada e o preenchimento do mesmo com o uso de um pino, submetido a condições de velocidade de rotação e força compressiva contra o furo, gerando uma união metalúrgica entre as partes. Um convênio entre a Petrobras e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) permitiu a criação no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) de uma estrutura para operações em campo capaz de desenvolver essa técnica de manutenção de estruturas offshore, chamada de Unidade de Processamento de Pinos por Atrito – UPPA X. A UPPA X consiste numa unidade automatizada comandada por um computador dedicado e controlada por um Controlador Lógico Programável (CLP) Bosch Rexroth L25®. Esta monografia descreve a implementação da célula de carga HBM U2B® e o sensor de temperatura infravermelho Raytek MI, dispositivos que possibilitam a realização de testes e monitoramento da Unidade. Para detecção automática, comunicação e configuração dessa instrumentação foram desenvolvidas rotinas baseada em LabView® e também a partir do CLP.
Abstract: The industrial sector of energy and transport is the basis for the infrastructure of a nation, so it is sought the use of applications that avoid additional costs due to defects and failures. In this context, the use of solid-state welding technique such as friction welding in offshore structures is inserted, in contrast to the traditional method of fusion welding repair that can become fragile by hydrogen in submerged environments. The Friction Hydro Pillar Processing (FHPP) consists of drilling a substrate in the cracked region and filling it with a rod submitted to certain conditions of rotation speed and axial force into the cavity generating a metallurgical union between the pieces. An agreement between the company Petrobras and the Federal University of Uberlandia - Brazil has enabled the creation of a Friction Hydro Pillar Processing Machine for field operations able to develop this technique of maintenance of offshore structures in the Laboratory of Technology at Friction and Wear (LTAD). It consists of an automated unit commanded by a dedicated computer and controlled by a Programmable Logic Controller (PLC) Bosch Rexroth L25. This monograph describes the implementation of the HBM U2B® load cell and the Raytek MI infrared temperature sensor, devices that enable the tests performing and the machine monitoring. Routines based on LabView® and also were from the PLC developed looking for automatic detection, communication and settings of this instrumentation.
Palavras-chave: Reparo por Atrito
Unidade de Processamento de Pinos por Atrito
Controle
Instrumentação
Automação
Friction Repair
Friction Hydro Pillar Processing Machine
Control
Instrumentation
Automation
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Murillo Candido de. Desenvolvimento de programa de monitoramento e comunicação para implementação de sensores numa Unidade de Reparo por Atrito. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23964
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecatrônica

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