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dc.creatorSousa, Murillo Candido de-
dc.date.accessioned2019-01-18T18:21:50Z-
dc.date.available2019-01-18T18:21:50Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.citationSOUSA, Murillo Candido de. Desenvolvimento de programa de monitoramento e comunicação para implementação de sensores numa Unidade de Reparo por Atrito. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23964-
dc.description.abstractThe industrial sector of energy and transport is the basis for the infrastructure of a nation, so it is sought the use of applications that avoid additional costs due to defects and failures. In this context, the use of solid-state welding technique such as friction welding in offshore structures is inserted, in contrast to the traditional method of fusion welding repair that can become fragile by hydrogen in submerged environments. The Friction Hydro Pillar Processing (FHPP) consists of drilling a substrate in the cracked region and filling it with a rod submitted to certain conditions of rotation speed and axial force into the cavity generating a metallurgical union between the pieces. An agreement between the company Petrobras and the Federal University of Uberlandia - Brazil has enabled the creation of a Friction Hydro Pillar Processing Machine for field operations able to develop this technique of maintenance of offshore structures in the Laboratory of Technology at Friction and Wear (LTAD). It consists of an automated unit commanded by a dedicated computer and controlled by a Programmable Logic Controller (PLC) Bosch Rexroth L25. This monograph describes the implementation of the HBM U2B® load cell and the Raytek MI infrared temperature sensor, devices that enable the tests performing and the machine monitoring. Routines based on LabView® and also were from the PLC developed looking for automatic detection, communication and settings of this instrumentation.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAU - Fundação de Apoio Universitáriopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReparo por Atritopt_BR
dc.subjectUnidade de Processamento de Pinos por Atritopt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectInstrumentaçãopt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectFriction Repairpt_BR
dc.subjectFriction Hydro Pillar Processing Machinept_BR
dc.subjectControlpt_BR
dc.subjectInstrumentationpt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de programas demonitoramento e comunicação para implementação de sensores numa Unidade de Reparo por Atritopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Vera Lucia Donizeti de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193834575917297pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Rafael Ariza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0624627292189127pt_BR
dc.contributor.referee2Arantes, Luciano José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909679141216768pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Denis Soares de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937517226309855pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5436402625955738pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO setor industrial de energia e transportes é a base para a infraestrutura de uma nação, por isso busca-se a utilização de aplicações que evitem custos adicionais devido a defeitos e falhas. Nesse contexto é que se insere o uso da técnica de reparo de trincas por atrito em estruturas offshore, em contrapartida ao método tradicional de reparo por solda a arco elétrico que pode sofrer fragilização por hidrogênio em ambientes submersos. A técnica de Processamento de Pinos por Atrito (PPA) resume-se em realizar um furo na região trincada e o preenchimento do mesmo com o uso de um pino, submetido a condições de velocidade de rotação e força compressiva contra o furo, gerando uma união metalúrgica entre as partes. Um convênio entre a Petrobras e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) permitiu a criação no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) de uma estrutura para operações em campo capaz de desenvolver essa técnica de manutenção de estruturas offshore, chamada de Unidade de Processamento de Pinos por Atrito – UPPA X. A UPPA X consiste numa unidade automatizada comandada por um computador dedicado e controlada por um Controlador Lógico Programável (CLP) Bosch Rexroth L25®. Esta monografia descreve a implementação da célula de carga HBM U2B® e o sensor de temperatura infravermelho Raytek MI, dispositivos que possibilitam a realização de testes e monitoramento da Unidade. Para detecção automática, comunicação e configuração dessa instrumentação foram desenvolvidas rotinas baseada em LabView® e também a partir do CLP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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