Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23899
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Dislexia e processo de criação em artes visuais: uma narrativa autobiográfica |
Título(s) alternativo(s): | Dyslexia and the process of creation in the visual arts: an autobiographical narrative |
Autor(es): | Cavalcante, Ana Cecília Moraes Oliveira |
Primeiro orientador: | Silva, Elsieni Coelho da |
Primeiro membro da banca: | Melo, Roberta Maira de |
Segundo membro da banca: | Tomaz, Marina Vargas |
Resumo: | Este estudo que desenvolvemos no decorrer deste trabalho versa sobre o processo de criação artística e a forma como este está relacionado com a dislexia. O mesmo está pautado em três elementos importantes, a saber: inclusão escolar com ênfase na dislexia, com o intuito de demonstrar como a pessoa com dislexia se comporta no processo de desenvolvimento cognitivo; no referencial teórico que tem a obra Gesto Inacabado: processo de criação artística de Cecília Almeida Salles, que trata da relevância da memória e imaginação no processo criativo; e, por fim, o estudo autobiográfico da forma como se dá o meu processo de criação enquanto portadora de dislexia. A inclusão escolar é um processo que buscar introduzir alunos com algum tipo de necessidade especial no cotidiano com outros que não as tem no intuito de sociabilização e adequação ao mundo cotidiano que não propicia condições diferenciadas para os mesmos. Nosso foco está, neste contexto, na dislexia que é uma condição em que o indivíduo tem um modo diferenciado de percepção e cognição do mundo. Percebeu-se, na referida obra de Cecília Almeida Salles, um ponto importante para o processo de formação de conhecimento do disléxico, com o qual nos identificamos muito: a importância da memória, dos rastros e vestígios para a criação artística. Essa afinidade com a teoria da autora se dá porque constatamos que meu modo de criar está sempre vinculado a minha vivência e, consequentemente, memória. Enfim, o estudo evidencia como se dá o processo de criação artística para pessoas com dislexia a partir do referencial teórico de Cecília Almeida Salles, sendo que o estudo restringiu-se à obra supracitada e na minha própria produção e autobiografia. |
Abstract: | This study that we developed in the course of this work deals with the process of artistic creation and how it is related to dyslexia. The same is based on three important elements, namely: school inclusion with emphasis on dyslexia, in order to demonstrate how the person with dyslexia behaves in the process of cognitive development; in the theoretical reference that has the work Unfinished Gesture: process of artistic creation of Cecilia Almeida Salles, which deals with the relevance of memory and imagination in the creative process; and, finally, the autobiographical study of the way in which my creation process is carried out as a carrier of dyslexia. School inclusion is a process that seeks to introduce students with some kind of special need in everyday life with others who do not have them in order to socialize and adapt to the everyday world that does not provide different conditions for them. Our focus is, in this context, on dyslexia which is a condition in which the individual has a differentiated mode of perception and cognition of the world. In the mentioned work of Cecília Almeida Salles, an important point for the process of knowledge formation of the dyslexic was identified, with which we have identified a lot: the importance of memory, traces and traces for artistic creation. This affinity with the author's theory happens because we find that my way of creating is always linked to my experience and, consequently, memory. Finally, the study shows how the process of artistic creation for people with dyslexia is based on the theoretical reference of Cecília Almeida Salles, and studied it was restricted to the work mentioned above, and in my own production and autobiography. |
Palavras-chave: | Dislexia Dyslexia Artes Visuais Visual Arts Autobiografia Autobriography |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CAVALCANTE, Ana Cecília Moraes Oliveira. Dislexia e processo de criação em artes visuais: uma narrativa autobiográfica. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23899 |
Data de defesa: | 19-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DislexiaProcessoCriacao.pdf | TCC | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.