Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
Author: Costa, Cássia Silva
First Advisor: Pires, Rogério Fernando
First coorientator: Boiago, Carlos Eduardo Petronilho
First member of the Committee: Marim, Vlademir
Second member of the Committee: Silva, Homero Ghioti
Summary: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica e dos Registros de Representação Semióticas. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que durante dezesseis encontros realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas, pautou-se na possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes a teoria de Raymond Duval. Diante dos registros apresentados foi evidenciado que em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim), apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica mediante aos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro, e que, para a primeira faixa de consumo, o individuo que obteve um menor consumo real, paga a mesma quantia daquele que consumiu mais.
Keywords: Teoria dos Registros de Representação Semióticas
Modelagem Matemática
Função Afim
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
Date of defense: 10-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemMatematicaEstudo .pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.