Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Cássia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T13:03:16Z | - |
dc.date.available | 2019-01-16T13:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Registros de Representação Semióticas | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Função Afim | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Boiago, Carlos Eduardo Petronilho | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0435820906050006 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Rogério Fernando | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marim, Vlademir | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8618346653372477 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Homero Ghioti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1349352064493469 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3997682506358571 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica e dos Registros de Representação Semióticas. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que durante dezesseis encontros realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas, pautou-se na possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes a teoria de Raymond Duval. Diante dos registros apresentados foi evidenciado que em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim), apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica mediante aos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro, e que, para a primeira faixa de consumo, o individuo que obteve um menor consumo real, paga a mesma quantia daquele que consumiu mais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ModelagemMatematicaEstudo .pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.