Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Cássia Silva-
dc.date.accessioned2019-01-16T13:03:16Z-
dc.date.available2019-01-16T13:03:16Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationCosta, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria dos Registros de Representação Semióticaspt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectFunção Afimpt_BR
dc.titleModelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Boiago, Carlos Eduardo Petronilho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006pt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.contributor.referee1Marim, Vlademir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Homero Ghioti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349352064493469pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997682506358571pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica e dos Registros de Representação Semióticas. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que durante dezesseis encontros realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas, pautou-se na possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes a teoria de Raymond Duval. Diante dos registros apresentados foi evidenciado que em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim), apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica mediante aos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro, e que, para a primeira faixa de consumo, o individuo que obteve um menor consumo real, paga a mesma quantia daquele que consumiu mais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemMatematicaEstudo .pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.