Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. |
| Autor: | Costa, Cássia Silva |
| Primer orientador: | Pires, Rogério Fernando |
| Primer coorientador: | Boiago, Carlos Eduardo Petronilho |
| Primer miembro de la banca: | Marim, Vlademir |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Homero Ghioti |
| Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica e dos Registros de Representação Semióticas. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que durante dezesseis encontros realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas, pautou-se na possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes a teoria de Raymond Duval. Diante dos registros apresentados foi evidenciado que em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim), apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica mediante aos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro, e que, para a primeira faixa de consumo, o individuo que obteve um menor consumo real, paga a mesma quantia daquele que consumiu mais. |
| Palabras clave: | Teoria dos Registros de Representação Semióticas Modelagem Matemática Função Afim |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898 |
| Fecha de defensa: | 10-dic-2018 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ModelagemMatematicaEstudo .pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
