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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O professor de língua estrangeira: a relação com o saber na prática docente
Título (s) alternativo (s): The foreign language teacher: the relationship with the knowledge in the classroom
Autor: Sales, Quênia Côrtes dos Santos
Primer orientador: Bertoldo, Ernesto Sérgio
Primer miembro de la banca: Leite, João de Deus
Segundo miembro de la banca: Santana, Juliana de Castro
Tercer miembro de la banca: Tavares, Carla Nunes Vieira
Cuarto miembro de la banca: Freitas, Vilma Aparecida Botelho
Resumen: Esta tese objetiva analisar a relação de uma professora de língua espanhola com o saber em sua prática docente de sala de aula. A hipótese direcionadora deste trabalho é a de que as respostas da professora participante da pesquisa durante as aulas podem indicar um modo de essa professora se implicar com seu objeto de trabalho, no caso, o ensino de um saber específico, a língua espanhola. Além disso, essas respostas assinalam movimentos diferentes: o de seguir o roteiro previamente estabelecido para a aula e o de operar um rearranjo nesse roteiro. Como decorrência, essa professora pode construir e sustentar uma posição discursivo-enunciativa de professor. Teoricamente, recorremos a conceitos da Psicanálise de orientação freudo-lacaniana como o conceito de Outro, de pulsão, de transferência e de discurso. Em nosso percurso metodológico, observamos aulas de uma professora de língua espanhola do Ensino Fundamental de uma escola pública que foram gravadas em áudio, assim como as entrevistas que realizamos com a professora participante. Essas gravações compõem o corpus da pesquisa bem como nossas notas de campo. Na leitura dos dizeres que constituem o material de análise da pesquisa, enfocamos questões de ordem linguística e de ordem contingente que emergiram nas aulas. Com esta investigação, foi possível perceber que as respostas da professora participante indiciam uma relação consistente dessa professora com o ensino da língua espanhola e uma prevalência do discurso universitário nas posições que assume em sua prática docente.
Abstract: This thesis aims at analyzing the relationship between a Spanish teacher with the knowledge in her practice in the classroom. The guiding hypothesis which supports the work is that the answers of the teacher given during the classes may indicate the way the teacher finds to get herself involved with the teaching of Spanish, her object of work. In addition, these answers also indicate two different movements: the first refers to the fact that the teacher follows a previous syllabus to what refers to the teaching of Spanish. The second indicates that subversions of the syllabus are also rearranged by the teacher. As a result, this teacher can build and sustain a discursive-enunciative position of a teacher. Theoretically, the research is founded on concepts of Freudian-Lacanian psychoanalysis such as the concept of the Other, of pulsion, of transference and of discourse. Methodologically, we observed classes of a Spanish teacher of Elementary School recorded in audio as well as interviews provided by the teacher. These recordings composed the corpus as well as our field notes. The analysis focused on linguistic features related to the topics taught in the Spanish classes observed and unexpected situations the teacher had to deal with in the same Spanish classes. Results indicated that the answers of the teacher are consistent. It shows a relationship of this teacher with the teaching of the Spanish language. They also indicate that the discursive positions the teacher assumes have mainly based themselves on the discourse of the university.
Palabras clave: Relação com o saber
Relationship with knowledge
Língua estrangeira
Posição discursivo-enunciativa
Foreign language
Discursive-enunciative position
Lingua espanhola (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Linguística aplicada
Linguística
Prática de ensino - Língua espanhola
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: SALES, Quênia Cortes dos Santos. O professor de língua estrangeira: a relação com o saber na prática docente. Uberlândia. 2018. 243f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.329.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.329
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23799
Fecha de defensa: 29-oct-2018
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Linguísticos

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