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dc.creatorSales, Quênia Côrtes dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-10T17:20:47Z-
dc.date.available2019-01-10T17:20:47Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.citationSALES, Quênia Cortes dos Santos. O professor de língua estrangeira: a relação com o saber na prática docente. Uberlândia. 2018. 243f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.329.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23799-
dc.description.abstractThis thesis aims at analyzing the relationship between a Spanish teacher with the knowledge in her practice in the classroom. The guiding hypothesis which supports the work is that the answers of the teacher given during the classes may indicate the way the teacher finds to get herself involved with the teaching of Spanish, her object of work. In addition, these answers also indicate two different movements: the first refers to the fact that the teacher follows a previous syllabus to what refers to the teaching of Spanish. The second indicates that subversions of the syllabus are also rearranged by the teacher. As a result, this teacher can build and sustain a discursive-enunciative position of a teacher. Theoretically, the research is founded on concepts of Freudian-Lacanian psychoanalysis such as the concept of the Other, of pulsion, of transference and of discourse. Methodologically, we observed classes of a Spanish teacher of Elementary School recorded in audio as well as interviews provided by the teacher. These recordings composed the corpus as well as our field notes. The analysis focused on linguistic features related to the topics taught in the Spanish classes observed and unexpected situations the teacher had to deal with in the same Spanish classes. Results indicated that the answers of the teacher are consistent. It shows a relationship of this teacher with the teaching of the Spanish language. They also indicate that the discursive positions the teacher assumes have mainly based themselves on the discourse of the university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectRelationship with knowledgept_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectPosição discursivo-enunciativapt_BR
dc.subjectForeign languagept_BR
dc.subjectDiscursive-enunciative positionpt_BR
dc.subjectLingua espanhola (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Língua espanholapt_BR
dc.titleO professor de língua estrangeira: a relação com o saber na prática docentept_BR
dc.title.alternativeThe foreign language teacher: the relationship with the knowledge in the classroompt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Ernesto Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496372523574155pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, João de Deus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8799618505666633pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Juliana de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3491630312350877pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Carla Nunes Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665pt_BR
dc.contributor.referee4Freitas, Vilma Aparecida Botelho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541752485007454pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361102442499357pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese objetiva analisar a relação de uma professora de língua espanhola com o saber em sua prática docente de sala de aula. A hipótese direcionadora deste trabalho é a de que as respostas da professora participante da pesquisa durante as aulas podem indicar um modo de essa professora se implicar com seu objeto de trabalho, no caso, o ensino de um saber específico, a língua espanhola. Além disso, essas respostas assinalam movimentos diferentes: o de seguir o roteiro previamente estabelecido para a aula e o de operar um rearranjo nesse roteiro. Como decorrência, essa professora pode construir e sustentar uma posição discursivo-enunciativa de professor. Teoricamente, recorremos a conceitos da Psicanálise de orientação freudo-lacaniana como o conceito de Outro, de pulsão, de transferência e de discurso. Em nosso percurso metodológico, observamos aulas de uma professora de língua espanhola do Ensino Fundamental de uma escola pública que foram gravadas em áudio, assim como as entrevistas que realizamos com a professora participante. Essas gravações compõem o corpus da pesquisa bem como nossas notas de campo. Na leitura dos dizeres que constituem o material de análise da pesquisa, enfocamos questões de ordem linguística e de ordem contingente que emergiram nas aulas. Com esta investigação, foi possível perceber que as respostas da professora participante indiciam uma relação consistente dessa professora com o ensino da língua espanhola e uma prevalência do discurso universitário nas posições que assume em sua prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.sizeorduration243pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.329pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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