Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23785
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Obtenção de traçado geométrico preliminar de estradas utilizando sistemas de informação geográfica
Título(s) alternativo(s): Obtaining preliminary roadway alignment using geographic information systems
Autor(es): Souza, Ádila Batista de
Primeiro orientador: Lazzarini, Camilla Miguel Carrara
Primeiro coorientador: Schmidt, Marcio
Primeiro membro da banca: Brito, Jorge Luis Silva
Segundo membro da banca: Matos, Daniel Anijar de
Resumo: Nas etapas iniciais de desenvolvimento de projeto de uma nova estrada, a seleção do melhor traçado preliminar reflete na redução de custos e consumo de tempo conforme o avanço do projeto ao estágio de detalhamento e finalmente à execução da obra. O processo tradicional de desenvolvimento e escolha deste traçado é conduzido por meio de análises simplistas e visuais baseadas, em geral, na topografia, hidrologia e geologia da região em estudo. Além disso, ele consiste em um método de tentativas sujeito ao senso e experiência do projetista, o que requer grande consumo de tempo, torna-o subjetivo e muito susceptível a erros. Assim, a automatização deste processo mostra-se bastante eficiente na obtenção de traçados geométricos preliminares e, devido à alta sensibilidade dos custos de construção e operação em relação a geografia da área, o SIG (Sistemas de Informação Geográfica) tornou-se um grande aliado neste contexto. Este estudo visou a obtenção de um traçado preliminar por meio de análises espaciais utilizando o SIG como ferramenta de apoio a tomada de decisão. Foram considerados quatro critérios no processo de obtenção do traçado preliminar, sendo eles, redução do comprimento total da estrada, restrições ambientais, custos de desapropriação e declividade. O modelo foi aplicado em um estudo real na região entre os municípios de Uberlândia e Araguari no estado de Minas Gerais, e visou-se a comparação do traçado final obtido com a rodovia já existente entre as duas cidades.
Abstract: In the roadway planning and design initial stages, selecting the best preliminary alignment reflects in the costs reduction and time consumption as the project progresses to detail design and, lately, to the construction stage. The alignment development process is traditionally carried out through a simplistic way strongly based on visual analyzes and design personal experience of the engineer. Moreover, it is mainly a trial and error process due to the work being conducted by the sense and experience of the engineer, which becomes time consuming and very subjective. Thus, the automation of this process proved to be quite efficient in obtaining optimized preliminary roadway alignment and, since the construction and operation costs are sensitive to geography, GIS (Geographic Information Systems) has become a great ally in this context. This research aimed to obtain a preliminary roadway alignment trough a GIS spatial analysis as a tool to support decision making. Four criteria were considered in the process: minimizing the overall roadway length, environmental constrains, right of way costs and land slope. The model was applied in a real case study in the region between Uberlândia and Araguari in the state of Minas Gerais, Brazil. The roadway alignment obtained was compared to the existing highway.
Palavras-chave: Engenharia civil
Rodovias - Projetos
Estradas
Sistemas de informação geográfica
Traçado preliminar
Traçado otimizado
Otimização
SIG
AHP
Roteirização
preliminary alignment
optimization
GIS
AHP
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Referência: SOUZA, Ádila Batista de. Obtenção de Traçado Geométrico Preliminar de Estradas Utilizando Sistemas de Informação Geográfica. 2018. 100 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1206
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23785
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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