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dc.creatorSouza, Ádila Batista de-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:44:52Z-
dc.date.available2019-01-10T11:44:52Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Ádila Batista de. Obtenção de Traçado Geométrico Preliminar de Estradas Utilizando Sistemas de Informação Geográfica. 2018. 100 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23785-
dc.description.abstractIn the roadway planning and design initial stages, selecting the best preliminary alignment reflects in the costs reduction and time consumption as the project progresses to detail design and, lately, to the construction stage. The alignment development process is traditionally carried out through a simplistic way strongly based on visual analyzes and design personal experience of the engineer. Moreover, it is mainly a trial and error process due to the work being conducted by the sense and experience of the engineer, which becomes time consuming and very subjective. Thus, the automation of this process proved to be quite efficient in obtaining optimized preliminary roadway alignment and, since the construction and operation costs are sensitive to geography, GIS (Geographic Information Systems) has become a great ally in this context. This research aimed to obtain a preliminary roadway alignment trough a GIS spatial analysis as a tool to support decision making. Four criteria were considered in the process: minimizing the overall roadway length, environmental constrains, right of way costs and land slope. The model was applied in a real case study in the region between Uberlândia and Araguari in the state of Minas Gerais, Brazil. The roadway alignment obtained was compared to the existing highway.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRodovias - Projetospt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectTraçado preliminarpt_BR
dc.subjectTraçado otimizadopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectSIGpt_BR
dc.subjectAHPpt_BR
dc.subjectRoteirizaçãopt_BR
dc.subjectpreliminary alignmentpt_BR
dc.subjectoptimizationpt_BR
dc.subjectGISpt_BR
dc.subjectAHPpt_BR
dc.titleObtenção de traçado geométrico preliminar de estradas utilizando sistemas de informação geográficapt_BR
dc.title.alternativeObtaining preliminary roadway alignment using geographic information systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Schmidt, Marcio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515322256604194pt_BR
dc.contributor.advisor1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Jorge Luis Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3637298926588514pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Daniel Anijar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7218506851037579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905136289479029pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNas etapas iniciais de desenvolvimento de projeto de uma nova estrada, a seleção do melhor traçado preliminar reflete na redução de custos e consumo de tempo conforme o avanço do projeto ao estágio de detalhamento e finalmente à execução da obra. O processo tradicional de desenvolvimento e escolha deste traçado é conduzido por meio de análises simplistas e visuais baseadas, em geral, na topografia, hidrologia e geologia da região em estudo. Além disso, ele consiste em um método de tentativas sujeito ao senso e experiência do projetista, o que requer grande consumo de tempo, torna-o subjetivo e muito susceptível a erros. Assim, a automatização deste processo mostra-se bastante eficiente na obtenção de traçados geométricos preliminares e, devido à alta sensibilidade dos custos de construção e operação em relação a geografia da área, o SIG (Sistemas de Informação Geográfica) tornou-se um grande aliado neste contexto. Este estudo visou a obtenção de um traçado preliminar por meio de análises espaciais utilizando o SIG como ferramenta de apoio a tomada de decisão. Foram considerados quatro critérios no processo de obtenção do traçado preliminar, sendo eles, redução do comprimento total da estrada, restrições ambientais, custos de desapropriação e declividade. O modelo foi aplicado em um estudo real na região entre os municípios de Uberlândia e Araguari no estado de Minas Gerais, e visou-se a comparação do traçado final obtido com a rodovia já existente entre as duas cidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1206pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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