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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23785
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Obtenção de traçado geométrico preliminar de estradas utilizando sistemas de informação geográfica |
Título (s) alternativo (s): | Obtaining preliminary roadway alignment using geographic information systems |
Autor: | Souza, Ádila Batista de |
Primer orientador: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Primer coorientador: | Schmidt, Marcio |
Primer miembro de la banca: | Brito, Jorge Luis Silva |
Segundo miembro de la banca: | Matos, Daniel Anijar de |
Resumen: | Nas etapas iniciais de desenvolvimento de projeto de uma nova estrada, a seleção do melhor traçado preliminar reflete na redução de custos e consumo de tempo conforme o avanço do projeto ao estágio de detalhamento e finalmente à execução da obra. O processo tradicional de desenvolvimento e escolha deste traçado é conduzido por meio de análises simplistas e visuais baseadas, em geral, na topografia, hidrologia e geologia da região em estudo. Além disso, ele consiste em um método de tentativas sujeito ao senso e experiência do projetista, o que requer grande consumo de tempo, torna-o subjetivo e muito susceptível a erros. Assim, a automatização deste processo mostra-se bastante eficiente na obtenção de traçados geométricos preliminares e, devido à alta sensibilidade dos custos de construção e operação em relação a geografia da área, o SIG (Sistemas de Informação Geográfica) tornou-se um grande aliado neste contexto. Este estudo visou a obtenção de um traçado preliminar por meio de análises espaciais utilizando o SIG como ferramenta de apoio a tomada de decisão. Foram considerados quatro critérios no processo de obtenção do traçado preliminar, sendo eles, redução do comprimento total da estrada, restrições ambientais, custos de desapropriação e declividade. O modelo foi aplicado em um estudo real na região entre os municípios de Uberlândia e Araguari no estado de Minas Gerais, e visou-se a comparação do traçado final obtido com a rodovia já existente entre as duas cidades. |
Abstract: | In the roadway planning and design initial stages, selecting the best preliminary alignment reflects in the costs reduction and time consumption as the project progresses to detail design and, lately, to the construction stage. The alignment development process is traditionally carried out through a simplistic way strongly based on visual analyzes and design personal experience of the engineer. Moreover, it is mainly a trial and error process due to the work being conducted by the sense and experience of the engineer, which becomes time consuming and very subjective. Thus, the automation of this process proved to be quite efficient in obtaining optimized preliminary roadway alignment and, since the construction and operation costs are sensitive to geography, GIS (Geographic Information Systems) has become a great ally in this context. This research aimed to obtain a preliminary roadway alignment trough a GIS spatial analysis as a tool to support decision making. Four criteria were considered in the process: minimizing the overall roadway length, environmental constrains, right of way costs and land slope. The model was applied in a real case study in the region between Uberlândia and Araguari in the state of Minas Gerais, Brazil. The roadway alignment obtained was compared to the existing highway. |
Palabras clave: | Engenharia civil Rodovias - Projetos Estradas Sistemas de informação geográfica Traçado preliminar Traçado otimizado Otimização SIG AHP Roteirização preliminary alignment optimization GIS AHP |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Cita: | SOUZA, Ádila Batista de. Obtenção de Traçado Geométrico Preliminar de Estradas Utilizando Sistemas de Informação Geográfica. 2018. 100 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1206 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23785 |
Fecha de defensa: | 31-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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