Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23712
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A robótica como recurso motivador para o ensino de matemática para jovens e adultos.
Autor: Aires, Lara Oliveira Buenos
Primer orientador: Freitas, Maria Teresa Menezes
Primer miembro de la banca: Souza Junior, Arlindo José de
Segundo miembro de la banca: Rodrigues, Laís Bássame
Resumen: Nesse ensaio de pesquisa, investigou-se relações entre a robótica educacional enquanto facilitadora do aprendizado de conteúdo matemático em turmas de jovens e adultos, classes essas do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental do colégio de aplicação de uma instituição de ensino público federal, no interior de Minas Gerais. Objetivou-se analisar como os alunos receberiam essa proposta e quais seriam as contribuições para cada aluno. O conteúdo principal planejado inicialmente para ser abordado seria ângulo, mas no decorrer das aulas foram abordados temas como operações básicas, direção, sentido, unidades de medida, regra de três simples, números decimais, entre outros. Este estudo se apresenta como um ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os instrumentos de produção de dados que foram analisados consistiram em entrevista, áudios, vídeos, fotos, questionários, produção oral e escrita. Os teóricos que contribuíram com o estudo foram Campos (2005), Saviani (1991), Godoy (1995), Gomes e Nacarato (2006), Kooro e Lopes (2007), Lopes (2005), Sousa (2005), entre outros. Os resultados indicaram a pertinência do recurso, evidenciando participação e envolvimento dos alunos que se destacaram como construtores do saber, alunos ativos e participativos, abertos a vivenciarem e aceitarem novas experiências e desafios. E, ainda foi possível perceber evidências da contribuição desta experiência para o processo de formação da licencianda/pesquisadora em formação.
Abstract: In this research, we investigate relationships between educational robotics as a facilitator of mathematical content learning in youth and adult classes, classes of the seventh and eighth grade of the college of application of a federal public education institution in the interior of Minas Gerais . The objective was to analyze how the students would receive this proposal and what would be the contributions for each student. The main content initially planned to be approached would be angles, but in the course of the classes were addressed such as basic operations, direction, direction, units of measure, rule of three simple, decimal numbers, among others. This study is presented as a qualitative research study, in which the instruments of data production that were analyzed consisted of interviews, audios, videos, photos, questionnaires, oral and written production. The theorists on which we are based were Campos (2005), Saviani (1991), Godoy (1995), Gomes and Nacarato (2006), Kooro and Lopes (2007), Lopes (2005), Sousa (2005), among others. The results indicated the pertinence of the resource, evidencing the participation and involvement of students who stood out as knowledge builders, active and participative students open to experiencing and accepting new experiences and challenges. And, it was still possible to perceive evidence of the contribution of this experience to the training process of the licensee / researcher in formation
Palabras clave: Matemática
Mathematics
Ensino De Jovens E Adultos
Youth And Adult Education
Robótica Educacional
Educational Robotics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AIRES, Lara Oliveira Buenos. A robótica como recurso motivador para o ensino de matemática para jovens e adultos. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23712
Fecha de defensa: 14-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RoboticaRecursoMotivador.pdf2.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.