Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAires, Lara Oliveira Buenos-
dc.date.accessioned2019-01-04T12:02:54Z-
dc.date.available2019-01-04T12:02:54Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationAIRES, Lara Oliveira Buenos. A robótica como recurso motivador para o ensino de matemática para jovens e adultos. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23712-
dc.description.abstractIn this research, we investigate relationships between educational robotics as a facilitator of mathematical content learning in youth and adult classes, classes of the seventh and eighth grade of the college of application of a federal public education institution in the interior of Minas Gerais . The objective was to analyze how the students would receive this proposal and what would be the contributions for each student. The main content initially planned to be approached would be angles, but in the course of the classes were addressed such as basic operations, direction, direction, units of measure, rule of three simple, decimal numbers, among others. This study is presented as a qualitative research study, in which the instruments of data production that were analyzed consisted of interviews, audios, videos, photos, questionnaires, oral and written production. The theorists on which we are based were Campos (2005), Saviani (1991), Godoy (1995), Gomes and Nacarato (2006), Kooro and Lopes (2007), Lopes (2005), Sousa (2005), among others. The results indicated the pertinence of the resource, evidencing the participation and involvement of students who stood out as knowledge builders, active and participative students open to experiencing and accepting new experiences and challenges. And, it was still possible to perceive evidence of the contribution of this experience to the training process of the licensee / researcher in formationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEnsino De Jovens E Adultospt_BR
dc.subjectYouth And Adult Educationpt_BR
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.titleA robótica como recurso motivador para o ensino de matemática para jovens e adultos.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Teresa Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8894421674850543pt_BR
dc.contributor.referee1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Laís Bássame-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1485497136113508pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNesse ensaio de pesquisa, investigou-se relações entre a robótica educacional enquanto facilitadora do aprendizado de conteúdo matemático em turmas de jovens e adultos, classes essas do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental do colégio de aplicação de uma instituição de ensino público federal, no interior de Minas Gerais. Objetivou-se analisar como os alunos receberiam essa proposta e quais seriam as contribuições para cada aluno. O conteúdo principal planejado inicialmente para ser abordado seria ângulo, mas no decorrer das aulas foram abordados temas como operações básicas, direção, sentido, unidades de medida, regra de três simples, números decimais, entre outros. Este estudo se apresenta como um ensaio de pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os instrumentos de produção de dados que foram analisados consistiram em entrevista, áudios, vídeos, fotos, questionários, produção oral e escrita. Os teóricos que contribuíram com o estudo foram Campos (2005), Saviani (1991), Godoy (1995), Gomes e Nacarato (2006), Kooro e Lopes (2007), Lopes (2005), Sousa (2005), entre outros. Os resultados indicaram a pertinência do recurso, evidenciando participação e envolvimento dos alunos que se destacaram como construtores do saber, alunos ativos e participativos, abertos a vivenciarem e aceitarem novas experiências e desafios. E, ainda foi possível perceber evidências da contribuição desta experiência para o processo de formação da licencianda/pesquisadora em formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RoboticaRecursoMotivador.pdf2.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.