Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais
Autor(es): Silva, Lorena de Oliveira
Primeiro orientador: Bueno, Janaína Maria
Primeiro membro da banca: Domingues, Carlos Roberto
Segundo membro da banca: Moura, Erick de Freitas
Resumo: Desde 1970 tem sido desenvolvida uma vasta literatura sobre administração intercultural, que está relacionada à presença de várias culturas nas organizações. Mais especificamente, tem-se discutido a respeito da formação de competências interculturais no âmbito individual, havendo uma escassez de estudos em nível grupal e organizacional. Com o intuito de contribuir para preencher esta lacuna teórica o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são os componentes das competências grupais de equipes multiculturais, bem como os fatores facilitadores e limitantes da formação destas competências. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que contribuiu para a elaboração de um instrumento de pesquisa (roteiro de perguntas) que teve base principal o conceito e elementos da competência intercultural grupal evidenciados por Schmidmeier (2016). Em seguida, foi feito um estudo de caso em uma empresa de tecnologia de informação que atua na cidade de Uberlândia-MG, com o uso do roteiro de perguntas elaborado para entrevistar seis profissionais, membros de uma equipe multicultural da empresa. Como resultado, os dados coletados e analisados confirmam o conceito e os elementos componentes propostos por Schmidmeier (2016), bem como, apontam fatores limitantes para a formação destas competências como aspectos da convivência à distância e presencial, como: o fuso horário que dificulta a formação de agenda para reuniões; a dificuldade de comunicação, negociação e realização de acordos. Os fatores facilitadores elencados foram a pré-disposição dos integrantes do grupo, a integração da equipe e o respeito as diferenças, de modo que, estes elementos além de facilitadores podem ser considerados como formadores da competência intercultural grupal.
Palavras-chave: Administração intercultural
Competências interculturais
Competências interculturais grupais
Equipes multiculturais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Lorena de Oliveira. Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696
Data de defesa: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FatoresImpulsionadoresLimitantes.pdfTCC1.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.