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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Lorena de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-01-03T15:18:28Z-
dc.date.available2019-01-03T15:18:28Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Lorena de Oliveira. Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração interculturalpt_BR
dc.subjectCompetências interculturaispt_BR
dc.subjectCompetências interculturais grupaispt_BR
dc.subjectEquipes multiculturaispt_BR
dc.titleFatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672727057809200pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Erick de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1803417202072999pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDesde 1970 tem sido desenvolvida uma vasta literatura sobre administração intercultural, que está relacionada à presença de várias culturas nas organizações. Mais especificamente, tem-se discutido a respeito da formação de competências interculturais no âmbito individual, havendo uma escassez de estudos em nível grupal e organizacional. Com o intuito de contribuir para preencher esta lacuna teórica o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são os componentes das competências grupais de equipes multiculturais, bem como os fatores facilitadores e limitantes da formação destas competências. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que contribuiu para a elaboração de um instrumento de pesquisa (roteiro de perguntas) que teve base principal o conceito e elementos da competência intercultural grupal evidenciados por Schmidmeier (2016). Em seguida, foi feito um estudo de caso em uma empresa de tecnologia de informação que atua na cidade de Uberlândia-MG, com o uso do roteiro de perguntas elaborado para entrevistar seis profissionais, membros de uma equipe multicultural da empresa. Como resultado, os dados coletados e analisados confirmam o conceito e os elementos componentes propostos por Schmidmeier (2016), bem como, apontam fatores limitantes para a formação destas competências como aspectos da convivência à distância e presencial, como: o fuso horário que dificulta a formação de agenda para reuniões; a dificuldade de comunicação, negociação e realização de acordos. Os fatores facilitadores elencados foram a pré-disposição dos integrantes do grupo, a integração da equipe e o respeito as diferenças, de modo que, estes elementos além de facilitadores podem ser considerados como formadores da competência intercultural grupal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

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