Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Lorena de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2019-01-03T15:18:28Z | - |
| dc.date.available | 2019-01-03T15:18:28Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Lorena de Oliveira. Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Administração intercultural | pt_BR |
| dc.subject | Competências interculturais | pt_BR |
| dc.subject | Competências interculturais grupais | pt_BR |
| dc.subject | Equipes multiculturais | pt_BR |
| dc.title | Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bueno, Janaína Maria | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9091229487265299 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Domingues, Carlos Roberto | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4672727057809200 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Moura, Erick de Freitas | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1803417202072999 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Desde 1970 tem sido desenvolvida uma vasta literatura sobre administração intercultural, que está relacionada à presença de várias culturas nas organizações. Mais especificamente, tem-se discutido a respeito da formação de competências interculturais no âmbito individual, havendo uma escassez de estudos em nível grupal e organizacional. Com o intuito de contribuir para preencher esta lacuna teórica o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são os componentes das competências grupais de equipes multiculturais, bem como os fatores facilitadores e limitantes da formação destas competências. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que contribuiu para a elaboração de um instrumento de pesquisa (roteiro de perguntas) que teve base principal o conceito e elementos da competência intercultural grupal evidenciados por Schmidmeier (2016). Em seguida, foi feito um estudo de caso em uma empresa de tecnologia de informação que atua na cidade de Uberlândia-MG, com o uso do roteiro de perguntas elaborado para entrevistar seis profissionais, membros de uma equipe multicultural da empresa. Como resultado, os dados coletados e analisados confirmam o conceito e os elementos componentes propostos por Schmidmeier (2016), bem como, apontam fatores limitantes para a formação destas competências como aspectos da convivência à distância e presencial, como: o fuso horário que dificulta a formação de agenda para reuniões; a dificuldade de comunicação, negociação e realização de acordos. Os fatores facilitadores elencados foram a pré-disposição dos integrantes do grupo, a integração da equipe e o respeito as diferenças, de modo que, estes elementos além de facilitadores podem ser considerados como formadores da competência intercultural grupal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Administração | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Administração (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FatoresImpulsionadoresLimitantes.pdf | TCC | 1.54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
