Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais |
Author: | Silva, Lorena de Oliveira |
First Advisor: | Bueno, Janaína Maria |
First member of the Committee: | Domingues, Carlos Roberto |
Second member of the Committee: | Moura, Erick de Freitas |
Summary: | Desde 1970 tem sido desenvolvida uma vasta literatura sobre administração intercultural, que está relacionada à presença de várias culturas nas organizações. Mais especificamente, tem-se discutido a respeito da formação de competências interculturais no âmbito individual, havendo uma escassez de estudos em nível grupal e organizacional. Com o intuito de contribuir para preencher esta lacuna teórica o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais são os componentes das competências grupais de equipes multiculturais, bem como os fatores facilitadores e limitantes da formação destas competências. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que contribuiu para a elaboração de um instrumento de pesquisa (roteiro de perguntas) que teve base principal o conceito e elementos da competência intercultural grupal evidenciados por Schmidmeier (2016). Em seguida, foi feito um estudo de caso em uma empresa de tecnologia de informação que atua na cidade de Uberlândia-MG, com o uso do roteiro de perguntas elaborado para entrevistar seis profissionais, membros de uma equipe multicultural da empresa. Como resultado, os dados coletados e analisados confirmam o conceito e os elementos componentes propostos por Schmidmeier (2016), bem como, apontam fatores limitantes para a formação destas competências como aspectos da convivência à distância e presencial, como: o fuso horário que dificulta a formação de agenda para reuniões; a dificuldade de comunicação, negociação e realização de acordos. Os fatores facilitadores elencados foram a pré-disposição dos integrantes do grupo, a integração da equipe e o respeito as diferenças, de modo que, estes elementos além de facilitadores podem ser considerados como formadores da competência intercultural grupal. |
Keywords: | Administração intercultural Competências interculturais Competências interculturais grupais Equipes multiculturais |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Lorena de Oliveira. Fatores impulsionadores, limitantes e elementos componentes das competências interculturais grupais. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23696 |
Date of defense: | 15-Jun-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FatoresImpulsionadoresLimitantes.pdf | TCC | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.