Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23688
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O papel do educador frente ao abandono escolar de adolescentes grávidas
Alternate title (s): The role of the educator in front of the school dropout of pregnant adolescents
Author: Silva, Bianca Cândida
First Advisor: Giuliani, Carla Denari
First member of the Committee: Calegari, Tatiany
Second member of the Committee: Wolkers, Paula Carolina Bejo
Summary: Introdução: A gravidez da adolescência é um problema de saúde pública, e traz inúmeras consequência a vida escolar das jovens. Objetivo: Buscar evidências científicas que abordem a relação da evasão escolar e a gravidez na adolescência envolvendo o meio escolar e os professores, para elucidar o papel do educador nessa prevenção, bem como seu papel motivacional e de assistência para as adolescentes grávidas. Método: modelo de revisão integrativa. Foi realizado uma pesquisa por meio da Biblioteca Virtual e Saúde (BVS), indexada nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS entre os anos de 2005 e 2018, utilizando os seguintes descritores: Gravidez, adolescência e escola, e suas combinações. A seleção considerou aqueles com maior abrangência sobre o tema. Resultados: Foram encontrados diversos artigos que mostraram que a gravidez na adolescência trazia consequência relevantes a jovem quanto a sua permanência a escola e a seu futuro profissional. Além disso, alguns estudos demonstraram que há o despreparo dos educadores ao abordarem sobre a gravidez precoce dentro das salas de aula. Conclusão: A partir das análises feitas percebeu-se que é necessário outro olhar sobre a capacitação desses educadores em relação ao manejo da gravidez na adolescência, além disso, é necessário repensar em novos rearranjos para a escola, no sentido de promover diálogos com os alunos e com a rede de apoio desta temática com metas á reduzir o abandono escolar. Palavras-chave: gravidez, adolescente, escolas
Abstract: Introduction: Adolescent pregnancy is a public health problem, and it brings countless consequences to the school life of young women. Objective: To find scientific evidence that addresses the relationship between school dropout and teenage pregnancy involving the school environment and teachers, to elucidate the role of the educator in this prevention, as well as their motivational and assistance role for pregnant adolescents. Method: integrative review model. A survey was conducted through the Virtual Health Library (VHL), indexed in the MEDLINE, BEDENF and LILACS databases between 2005 and 2018, using the following descriptors: Pregnancy, adolescence and school, and their combinations. The selection considered those with broader coverage on the topic. Results: Several articles were found that showed that teenage pregnancy had a relevant consequence for the young woman in her stay at school and her professional future. In addition, some studies have demonstrated the unpreparedness of educators in addressing early pregnancy in classrooms. Conclusion: From the analyses made it was perceived that another look is needed on the training of these educators in relation to the management of teenage pregnancy, moreover, it is necessary to rethink new rearrangements for the school, in order to promote dialogues with the Students and with the support network of this theme with goals to reduce school dropout. Key words: pregnancy, adolescent, school
Keywords: Gravidez
Pregnancy
Adolescente
Adolescent
Escolas
School
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Bianca Cândida. O papel do educador frente ao abandono escolar de adolescentes grávidas. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23688
Date of defense: 4-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelEducadorFrente .pdfTCC444.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.