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dc.creatorSilva, Bianca Cândida-
dc.date.accessioned2019-01-03T10:07:57Z-
dc.date.available2019-01-03T10:07:57Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Cândida. O papel do educador frente ao abandono escolar de adolescentes grávidas. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23688-
dc.description.abstractIntroduction: Adolescent pregnancy is a public health problem, and it brings countless consequences to the school life of young women. Objective: To find scientific evidence that addresses the relationship between school dropout and teenage pregnancy involving the school environment and teachers, to elucidate the role of the educator in this prevention, as well as their motivational and assistance role for pregnant adolescents. Method: integrative review model. A survey was conducted through the Virtual Health Library (VHL), indexed in the MEDLINE, BEDENF and LILACS databases between 2005 and 2018, using the following descriptors: Pregnancy, adolescence and school, and their combinations. The selection considered those with broader coverage on the topic. Results: Several articles were found that showed that teenage pregnancy had a relevant consequence for the young woman in her stay at school and her professional future. In addition, some studies have demonstrated the unpreparedness of educators in addressing early pregnancy in classrooms. Conclusion: From the analyses made it was perceived that another look is needed on the training of these educators in relation to the management of teenage pregnancy, moreover, it is necessary to rethink new rearrangements for the school, in order to promote dialogues with the Students and with the support network of this theme with goals to reduce school dropout. Key words: pregnancy, adolescent, schoolpt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subjectPregnancypt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleO papel do educador frente ao abandono escolar de adolescentes grávidaspt_BR
dc.title.alternativeThe role of the educator in front of the school dropout of pregnant adolescentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Giuliani, Carla Denari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767657H4pt_BR
dc.contributor.referee1Calegari, Tatiany-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779582E4pt_BR
dc.contributor.referee2Wolkers, Paula Carolina Bejo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753490U5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8142026J2pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A gravidez da adolescência é um problema de saúde pública, e traz inúmeras consequência a vida escolar das jovens. Objetivo: Buscar evidências científicas que abordem a relação da evasão escolar e a gravidez na adolescência envolvendo o meio escolar e os professores, para elucidar o papel do educador nessa prevenção, bem como seu papel motivacional e de assistência para as adolescentes grávidas. Método: modelo de revisão integrativa. Foi realizado uma pesquisa por meio da Biblioteca Virtual e Saúde (BVS), indexada nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS entre os anos de 2005 e 2018, utilizando os seguintes descritores: Gravidez, adolescência e escola, e suas combinações. A seleção considerou aqueles com maior abrangência sobre o tema. Resultados: Foram encontrados diversos artigos que mostraram que a gravidez na adolescência trazia consequência relevantes a jovem quanto a sua permanência a escola e a seu futuro profissional. Além disso, alguns estudos demonstraram que há o despreparo dos educadores ao abordarem sobre a gravidez precoce dentro das salas de aula. Conclusão: A partir das análises feitas percebeu-se que é necessário outro olhar sobre a capacitação desses educadores em relação ao manejo da gravidez na adolescência, além disso, é necessário repensar em novos rearranjos para a escola, no sentido de promover diálogos com os alunos e com a rede de apoio desta temática com metas á reduzir o abandono escolar. Palavras-chave: gravidez, adolescente, escolaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

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