Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
Autor(es): | Costa, Rafael Vinícius da |
Primeiro orientador: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Rosyane de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Resumo: | Através do projeto de extensão “Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em escola rural” do qual participei de agosto de 2016 a março de 2017, na UFU, algumas questões acerca do tempo histórico e consciência histórica foram suscitadas. O objetivo inicial que gerou essa pesquisa foi buscar entender como as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental compreendem o tempo em seus vários significados. A partir disso, buscamos pensar maneiras didáticas de começar a apresentar para essas crianças conceitos como os de tempo histórico ou consciência histórica. Assim, nesta comunicação lidaremos com problemas surgidos durante a participação no projeto de extensão no Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural “José Barbosa de Miranda”, no município de Indianápolis, tendo como ponto de partida a verificação das possibilidades de ensino e aprendizado diante das dificuldades encontradas. |
Abstract: | Through the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found. |
Palavras-chave: | Ensino De História History Teaching Tempo Histórico Historical Time Alfabetização Literacy |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | COSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552 |
Data de defesa: | 14-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TempoHistoricoCriancas.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.