Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Rafael Vinícius da-
dc.date.accessioned2018-12-21T19:23:17Z-
dc.date.available2018-12-21T19:23:17Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552-
dc.description.abstractThrough the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino De Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectTempo Históricopt_BR
dc.subjectHistorical Timept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleO tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Rosyane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294468110497686pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3153102025380401pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAtravés do projeto de extensão “Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em escola rural” do qual participei de agosto de 2016 a março de 2017, na UFU, algumas questões acerca do tempo histórico e consciência histórica foram suscitadas. O objetivo inicial que gerou essa pesquisa foi buscar entender como as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental compreendem o tempo em seus vários significados. A partir disso, buscamos pensar maneiras didáticas de começar a apresentar para essas crianças conceitos como os de tempo histórico ou consciência histórica. Assim, nesta comunicação lidaremos com problemas surgidos durante a participação no projeto de extensão no Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural “José Barbosa de Miranda”, no município de Indianápolis, tendo como ponto de partida a verificação das possibilidades de ensino e aprendizado diante das dificuldades encontradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TempoHistoricoCriancas.pdf2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.