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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Maiores níveis de escolaridade impactam de forma positiva, negativa ou nula o endividamento?
Autor(es): Pedrosa, Marília Pires Oliveira Freitas
Primeiro orientador: Maemura, Marcia Mitie Durante
Primeiro membro da banca: Soares, Mara Alves
Segundo membro da banca: Rodrigues, Henrique Geraldo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender se a escolaridade elevada impacta de forma positiva, negativa ou nula o endividamento. A amostra para a pesquisa é composta por indivíduos que residem no município de Uberlândia-MG e região e possuem escolaridade elevada (graduação incompleta ou completa ou pós-graduação). Utilizou-se de um questionário estruturado e da análise estatística qui-quadrado para alcançar os objetivos do trabalho, com período de coleta de dados entre agosto e setembro de 2018. Os resultados indicaram que a escolaridade exerce pouca influência em relação ao endividamento. Porém, concluiu-se que quanto maior disponibilidade de crédito, maior a propensão ao endividamento.
Abstract: The present study had as objective to understand if the schooling increases positively, negatively or null impact the indebtedness. The sample for the research is composed of individuals residing in the municipality of Uberlândia-MG and region and have high schooling (incomplete or complete graduation or post-graduation). A structured questionnaire and chi-square statistical analyzes were used to reach the objectives of the study, during the collection period in August and September of 2018. The results indicated that education has little influence in relation to indebtedness. However, it was concluded that the greater the availability of credit, the higher the propensity for indebtedness.
Palavras-chave: Educação Financeira
Endividamento
Escolaridade
Financial Education
Indebtedness
Schooling
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEDROSA, Marília Pires Oliveira Freitas. Maiores níveis de escolaridade impactam de forma positiva, negaiva ou nula o endividamento? 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23544
Data de defesa: 11-Dez-2018
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