Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23379
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A inserção do texto teatral nas aulas de arte com perspectiva na construção de cenas
Título(s) alternativo(s): La inserción del texto teatral en las clases de arte con perspectiva en la construcción de cenas
Autor(es): Silva, Marna Cristiane
Primeiro orientador: Paula, Wellington Menegaz de
Primeiro membro da banca: Meira, Renata Bittencourt
Segundo membro da banca: Gasperin, Luiz Eduardo Rodrigues
Resumo: O presente artigo visa expor reflexões do percurso da pesquisa que se dedicou a um processo teatral em sala de aula. A pergunta que norteou este estudo foi: como estudantes e professora com perspectivas em criar a cena materializam o texto teatral O Caso dos Pirilampos por meio de expressões do corpo, dos movimentos e da voz; aliados aos jogos teatrais, fundamentados por Viola Spolin (1979)? O embasamento teórico dá-se por meio de autores como: Spolin (1979), Slade (1978), Koudela (2013), Pupo (2005), Vidor (2016) e assuntos relacionados ao teatro e às experiências práticas em sala de aula. A pesquisa prática ocorreu em sala de aula nos horários de Arte, com uma turma do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez, localizada no bairro Jardim Célia no município de Uberlândia (MG), durante todo o ano letivo de 2017.
Abstract: The present article aims to present reflections of the research’s course that was dedicated to a theatrical process in the classroom. The question that guided this study was: how students and teacher with perspectives on creating scene, materialize the theatrical text ‘O Caso dos Pirilampos’ by means of the expression of the body, the movements and the voice; with theatrical games, founded by Viola Spolin (1979)? The theoretical packaging of authors such as Spolin (1979), Slade (1978), Koudela (2013), Pupo (2005), Vidor (2016) and stage related topics and practical experiences in classroom. The class was held in the classroom for the last seven years, with the 6th grade class of Carlota de Andrade Marquez Municipal School, located in Jardim Célia district in Uberlândia – MG, during 2017.
Palavras-chave: Cena
Scene
Texto Teatral
Theatrical text
Sala de Aula
Classroom
Jogos teatrais
Theatrical Games
Arte
Cenografia e cenários
Prática de ensino
Ambiente de sala de aula - Texto teatral
Teatro na escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Marna Cristiane. A inserção do texto teatral nas aulas de arte com perspectiva na construção de cenas. 2018. 98 f.Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1428
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1428
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23379
Data de defesa: 1-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InserçãoTextoTeatral.pdfDissertação9.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.