Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marna Cristiane-
dc.date.accessioned2018-12-18T11:51:35Z-
dc.date.available2018-12-18T11:51:35Z-
dc.date.issued2018-08-01-
dc.identifier.citationSILVA, Marna Cristiane. A inserção do texto teatral nas aulas de arte com perspectiva na construção de cenas. 2018. 98 f.Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1428pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23379-
dc.description.abstractThe present article aims to present reflections of the research’s course that was dedicated to a theatrical process in the classroom. The question that guided this study was: how students and teacher with perspectives on creating scene, materialize the theatrical text ‘O Caso dos Pirilampos’ by means of the expression of the body, the movements and the voice; with theatrical games, founded by Viola Spolin (1979)? The theoretical packaging of authors such as Spolin (1979), Slade (1978), Koudela (2013), Pupo (2005), Vidor (2016) and stage related topics and practical experiences in classroom. The class was held in the classroom for the last seven years, with the 6th grade class of Carlota de Andrade Marquez Municipal School, located in Jardim Célia district in Uberlândia – MG, during 2017.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenapt_BR
dc.subjectScenept_BR
dc.subjectTexto Teatralpt_BR
dc.subjectTheatrical textpt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectTheatrical Gamespt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aula - Texto teatralpt_BR
dc.subjectTeatro na escolapt_BR
dc.titleA inserção do texto teatral nas aulas de arte com perspectiva na construção de cenaspt_BR
dc.title.alternativeLa inserción del texto teatral en las clases de arte con perspectiva en la construcción de cenaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339892040710332pt_BR
dc.contributor.referee1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.referee2Gasperin, Luiz Eduardo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4542805521649535pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa expor reflexões do percurso da pesquisa que se dedicou a um processo teatral em sala de aula. A pergunta que norteou este estudo foi: como estudantes e professora com perspectivas em criar a cena materializam o texto teatral O Caso dos Pirilampos por meio de expressões do corpo, dos movimentos e da voz; aliados aos jogos teatrais, fundamentados por Viola Spolin (1979)? O embasamento teórico dá-se por meio de autores como: Spolin (1979), Slade (1978), Koudela (2013), Pupo (2005), Vidor (2016) e assuntos relacionados ao teatro e às experiências práticas em sala de aula. A pesquisa prática ocorreu em sala de aula nos horários de Arte, com uma turma do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez, localizada no bairro Jardim Célia no município de Uberlândia (MG), durante todo o ano letivo de 2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1428pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InserçãoTextoTeatral.pdfDissertação9.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.