Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23379
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A inserção do texto teatral nas aulas de arte com perspectiva na construção de cenas
Alternate title (s): La inserción del texto teatral en las clases de arte con perspectiva en la construcción de cenas
Author: Silva, Marna Cristiane
First Advisor: Paula, Wellington Menegaz de
First member of the Committee: Meira, Renata Bittencourt
Second member of the Committee: Gasperin, Luiz Eduardo Rodrigues
Summary: O presente artigo visa expor reflexões do percurso da pesquisa que se dedicou a um processo teatral em sala de aula. A pergunta que norteou este estudo foi: como estudantes e professora com perspectivas em criar a cena materializam o texto teatral O Caso dos Pirilampos por meio de expressões do corpo, dos movimentos e da voz; aliados aos jogos teatrais, fundamentados por Viola Spolin (1979)? O embasamento teórico dá-se por meio de autores como: Spolin (1979), Slade (1978), Koudela (2013), Pupo (2005), Vidor (2016) e assuntos relacionados ao teatro e às experiências práticas em sala de aula. A pesquisa prática ocorreu em sala de aula nos horários de Arte, com uma turma do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez, localizada no bairro Jardim Célia no município de Uberlândia (MG), durante todo o ano letivo de 2017.
Abstract: The present article aims to present reflections of the research’s course that was dedicated to a theatrical process in the classroom. The question that guided this study was: how students and teacher with perspectives on creating scene, materialize the theatrical text ‘O Caso dos Pirilampos’ by means of the expression of the body, the movements and the voice; with theatrical games, founded by Viola Spolin (1979)? The theoretical packaging of authors such as Spolin (1979), Slade (1978), Koudela (2013), Pupo (2005), Vidor (2016) and stage related topics and practical experiences in classroom. The class was held in the classroom for the last seven years, with the 6th grade class of Carlota de Andrade Marquez Municipal School, located in Jardim Célia district in Uberlândia – MG, during 2017.
Keywords: Cena
Scene
Texto Teatral
Theatrical text
Sala de Aula
Classroom
Jogos teatrais
Theatrical Games
Arte
Cenografia e cenários
Prática de ensino
Ambiente de sala de aula - Texto teatral
Teatro na escola
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: SILVA, Marna Cristiane. A inserção do texto teatral nas aulas de arte com perspectiva na construção de cenas. 2018. 98 f.Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1428
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1428
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23379
Date of defense: 1-Aug-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InserçãoTextoTeatral.pdfDissertação9.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.