Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
Autor(es): Gouveia, Vinicius Franco
Primeiro orientador: Borges, Alex Fernando
Primeiro membro da banca: Enoque, Alessandro Gomes
Segundo membro da banca: Almeida, Lorrana Laila Silva de
Resumo: O objetivo geral deste trabalho consiste em identificar as diferentes motivações à construção do processo empreendedor de abertura de unidades franqueadas na cidade de Ituiutaba-MG. Mais especificamente buscou-se: a) caracterizar o perfil dos empreendedores investigados e das unidades franqueadas estudadas; b) identificar as motivações para a abertura de empresas franqueadas, associadas ao tipo de empreendedorismo por oportunidade ou ao empreendedorismo por necessidade; c) caracterizar a construção do processo empreendedor nas unidades franqueadas estudadas. A operacionalização do presente estudo envolveu a aplicação de um questionário estruturado junto a unidades franqueadas que atuam na cidade de ItuiutabaMG. Estes questionários foram aplicados junto a 23 empreendedores/proprietários de unidades de franqueadas, entre os meses de abril e junho de 2018, selecionadas através de um processo de amostragem não-probabilístico por conveniência. Notou-se que as unidades franqueadas foram geradas a partir de motivações ao empreendedorismo que se associam a perspectivas de variadas oportunidades de negócio, e não exclusivamente por motivações que envolvem a necessidade em se empreender e sim a partir de situações diversas no ambiente externo, como as mudanças nos mercados, novas formas de oferta e demanda, ou através de inovações nos produtos ou processos. Portanto, conclui-se que os empreendedores optam pelo empreendedorismo em franquias devido a oportunidades de inserção de mercado que as franquias oferecem aos mesmos, uma vez que elas representam tanto um meio de inovação no mercado local, como um mecanismo que, através de estudos e ferramentas oferecidas pelo franqueador, torna o processo empreendedor mais organizado e acessível a agentes empreendedores que não necessariamente dispõem de todos os elementos necessários ao sucesso empresarial, mas que se dispõem a empreender de uma forma mais estruturada do que aquela executada por indivíduos motivados exclusivamente pelo empreendedorismo por necessidade, reconhecidamente um tipo de empreendedorismo com índices de risco e taxas de insucesso superior aos observados no cenário do franchising brasileiro.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franquia
Franchise
Necessidade
Need
Oportunidade
Opportunity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
Data de defesa: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MotivacoesEmpreenderEstudo.pdf334.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.