Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Motivações para empreender: Um estudo em unidades franqueadas de Ituiutaba-MG
Author: Gouveia, Vinicius Franco
First Advisor: Borges, Alex Fernando
First member of the Committee: Enoque, Alessandro Gomes
Second member of the Committee: Almeida, Lorrana Laila Silva de
Summary: O objetivo geral deste trabalho consiste em identificar as diferentes motivações à construção do processo empreendedor de abertura de unidades franqueadas na cidade de Ituiutaba-MG. Mais especificamente buscou-se: a) caracterizar o perfil dos empreendedores investigados e das unidades franqueadas estudadas; b) identificar as motivações para a abertura de empresas franqueadas, associadas ao tipo de empreendedorismo por oportunidade ou ao empreendedorismo por necessidade; c) caracterizar a construção do processo empreendedor nas unidades franqueadas estudadas. A operacionalização do presente estudo envolveu a aplicação de um questionário estruturado junto a unidades franqueadas que atuam na cidade de ItuiutabaMG. Estes questionários foram aplicados junto a 23 empreendedores/proprietários de unidades de franqueadas, entre os meses de abril e junho de 2018, selecionadas através de um processo de amostragem não-probabilístico por conveniência. Notou-se que as unidades franqueadas foram geradas a partir de motivações ao empreendedorismo que se associam a perspectivas de variadas oportunidades de negócio, e não exclusivamente por motivações que envolvem a necessidade em se empreender e sim a partir de situações diversas no ambiente externo, como as mudanças nos mercados, novas formas de oferta e demanda, ou através de inovações nos produtos ou processos. Portanto, conclui-se que os empreendedores optam pelo empreendedorismo em franquias devido a oportunidades de inserção de mercado que as franquias oferecem aos mesmos, uma vez que elas representam tanto um meio de inovação no mercado local, como um mecanismo que, através de estudos e ferramentas oferecidas pelo franqueador, torna o processo empreendedor mais organizado e acessível a agentes empreendedores que não necessariamente dispõem de todos os elementos necessários ao sucesso empresarial, mas que se dispõem a empreender de uma forma mais estruturada do que aquela executada por indivíduos motivados exclusivamente pelo empreendedorismo por necessidade, reconhecidamente um tipo de empreendedorismo com índices de risco e taxas de insucesso superior aos observados no cenário do franchising brasileiro.
Keywords: Empreendedorismo
Entrepreneurship
Franquia
Franchise
Necessidade
Need
Oportunidade
Opportunity
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GOUVEIA, Vinicius Franco. Motivações para Empreender: Um Estudo em Unidades Franqueadas de Ituiutaba-MG . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23371
Date of defense: 13-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MotivacoesEmpreenderEstudo.pdf334.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.