Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23351
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O papel do estágio curricular supervisionado na formação docente na área de Ciências Naturais:concepções dos estagiários quanto a prática de ensino
Autor(es): Marques, Youry Souza
Primeiro orientador: Popazoglo, Flávio
Resumo: Este trabalho aborda o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Federal de Uberlândia. O objetivo do trabalho foi dar a devida atenção aos discursos dos graduandos que realizaram estágios em determinadas escolas de Uberlândia, e assim, relacionar as principais temáticas priorizadas por eles de forma a aprofundar a compreensão que os estagiários possuem sobre diversos aspectos práticos do estágio, discutindo as formas como o estágio é realizado na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo que busca compreender o que ocorre no espaço escolar, bem como nas relações entre universidade e escola pública. Dessa forma, foram possíveis identificar cinco categorias: valorização da prática; obstáculos encontrados; conflitos; superação; reflexões e avaliação da prática. Tais raciocínios colocaram em evidência aspectos encontrados nos discursos dos estagiários que estão atrelados a relação teoria-prática que envolve uma problematização, além disso, o trabalho indica o exercício de rever práticas e modelos, de forma a contextualizar o trabalho docente e a escola de modo reflexivo.
Abstract: This work approach the Supervised Curricular Internship of the Degree Course in Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia. The aim of this study was to give due attention to the speeches of undergraduates who have completed internships in certain schools in Uberlândia, and to relate the main themes prioritized by them in order to deepen the understanding that interns have about various practical aspects of the internship, discussing the ways in how internships are carried out in school. It is a qualitative research of explanatory nature, which seeks to understand what occurs in the school space as well as in the relations between university and public school. In this way, it was possible to identify five categories: valorization of the practice; obstacles encountered; conflicts; overcoming; reflections and practice assessment. Such reasoning has highlighted aspects found in the trainee’s discourses that are linked to the theory-practice relationship that involves a problematization, in addition, the work indicates the exercise of reviewing practices and models, in order to contextualize the teaching work and the school in a reflective way.
Este trabajo aborda la Etapa de Práctica Docente Supervisada del Curso de Profesorado en Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Uberlandia. El objetivo del trabajo fue dar la debida atención a los discursos de los alumnos que realizaron pasantías en determinadas escuelas de Uberlândia, y así relacionar las principales temáticas priorizadas por ellos para profundizar la comprensión que los pasantes poseen sobre diversos aspectos de la práctica, discutiendo las formas en las que la etapa se realiza en la escuela. Se trata de una investigación cualitativa de carácter explicativo que busca comprender lo que ocurre en el espacio escolar, así como en las relaciones entre universidad y escuela pública. De esta forma, fue posible identificar cinco categorías: valorización de la práctica; obstáculos encontrados; conflictos; superación; reflexiones y evaluación de la práctica. Tales raciocinios pusieron en evidencia aspectos encontrados en los discursos de los passantes que están vinculados a la relación teoría-práctica, lo que implica una problematización, además, el trabajo indica el ejercicio de revisar prácticas y modelos, de forma a contextualizar el trabajo docente y la escuela de um modo reflectante.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Formação Docente
Prática de Ensino
Supervised internship
Teacher Training
Teaching Practice
Práctica Supervisada
Formación docente
Práctica de la Enseñanza.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Youry Souza. O papel do estágio curricular supervisionado na formação docente na área de Ciências Naturais: concepções dos estagiários quanto a prática de ensino. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23351
Data de defesa: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PapelEstágioCurricular.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.