Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23339
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Levantamento dos indicadores de qualidade das águas e caracterização da contaminação por tóxicos do rio Uberabinha a montante e a jusante da zona urbana de Uberlândia.
Autor(es): Calmon, Marcelo de Souza
Primeiro orientador: Ferreira, Vanderlei de Oliveira
Segundo membro da banca: Brito, Jorge Luis Silva
Terceiro membro da banca: Rosa, Rafael Mendes
Resumo: Os ecossistemas aquáticos são ameaçados por uma variedade de poluentes domésticos, industriais e por práticas nocivas quanto ao uso agrícola das terras. O presente texto expõe resultados de pesquisa dedicada a análise da qualidade das águas do rio Uberabinha, fundamental para fornecimento de água para a população urbana de Uberlândia/MG. A pesquisa se viabilizou por meio do acesso à base de dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, referente ao monitoramento da qualidade das águas e contaminação por tóxicos nas estações PB022 e PB023, localizadas a montante e a jusante da área urbana, respectivamente. Conforme esperado, os valores de IQA demonstram a melhor situação da qualidade da água a montante da zona urbana. Em apenas uma medição na estação PB022 (primeiro trimestre de 2013) o índice apresentou classificação ruim. Nos demais 67 resultados obtidos o índice apresenta-se médio e bom. Por outro lado, os dados da estação PB023 mostram a forte interferência da cidade na qualidade das águas. De 67 resultados de IQA, 45 foram classificados como ruim e 21 como médio. Os principais parâmetros que colaboram para as classificações baixas são oxigênio dissolvido, nitratos, fósforo, turbidez, coliformes termotolerantes e sólidos totais. O lançamento de esgotos no trecho urbano é intenso e descontrolado. Os dados divulgados e considerados nas comparações entre os municípios brasileiros e expostos pela mídia nacional podem ser diferentes dos apresentados. Provavelmente são desconsiderados os lançamentos das extensas áreas de ocupação irregular existentes na cidade. O manejo inadequado dos insumos agrícolas também pode ser citado como fonte de desequilíbrio, percebido em alguns parâmetros a montante da área urbana.
Palavras-chave: Qualidade De Água
Water Quality
Esgotamento Doméstico
Sewage
Rio Uberabinha
Uberabinha River
Influência Urbana
Urban Influence
Uberlândia
Uberlândia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CALMON, Marcelo de Souza. Levantamento dos indicadores de qualidade das águas e caracterização da contaminação por tóxicos do rio Uberabinha a montante e a jusante da zona urbana de Uberlândia. 2018. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23339
Data de defesa: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LevantamentoIndicadoresQualidade.pdf949.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.