Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23328
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pesquisa bibliográfia: Autismo e inclusão na Educação Infantil
Autor(es): Bortoletto, Luiza Zanin
Primeiro orientador: Lima, Luciana Pereira de
Primeiro membro da banca: Buiatti, Viviane Prado
Segundo membro da banca: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Resumo: No Brasil, legislações nacionais, ancoradas no paradigma da Inclusão Escolar, afirmam que é direito de toda criança o acesso a creches e pré-escolas de qualidade, que promovam seu desenvolvimento integral. Apesar de tais preceitos legais, a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil ainda é desafiadora e pouco investigada e problematizada no campo científico. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi realizar, em diálogo com a Psicologia histórico-cultural, um levantamento e análise de produções científicas nacionais sobre a inclusão de crianças, identificadas com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil. O levantamento foi realizado de julho de 2017 a agosto de 2018, na Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia, com vistas à seleção de artigos científicos, no idioma português, versão online e publicados no período de 1996 a 2018. A partir da análise qualitativa dos artigos levantados (n= 10.204), foram identificados poucos estudos sobre a temática (n=14) e construídas as seguintes categorias para tratamento e apresentação do material: 1) conceituação do Autismo; 2) vivências e desenvolvimento da criança com autismo; 3) processo de interação e de mediação na relação professor-criança; 4) propostas de cuidado e educação da criança com autismo. Os dados do estudo indicaram variabilidades na definição de autismo e nas vivências escolares das crianças, e apontaram a relevância dos investimentos na relação professor-criança e nas intervenções multiprofissionais. A pesquisa indica a necessidade de novas investigações, que explorem aspectos outros relativos à temática, como as condições estruturais e organizacionais das escolas e o aporte de políticas públicas inclusivas na Educação Infantil.
Abstract: In Brazil, national legislations, anchored in the paradigm of School Inclusion, affirm that it is the right of every child to have access to quality kindergartens and preschools that promote their integral development. Despite such legal precepts, the inclusion of children with autism in Early Childhood Education is still challenging and little investigated and problematized in the scientific field. In this scenario, the objective of this work was to conduct a survey and analysis of national scientific productions on the inclusion of children, identified as Autism Spectrum Disorder, in Early Childhood Education, in dialogue with historical-cultural psychology. The survey was carried out from July 2017 to August 2018, in the Virtual Library in Health-Psychology, with a view to the selection of scientific articles, in the Portuguese language, online version and published in the period from 1996 to 2018. From the qualitative analysis of the collected articles (n = 10,204), few studies on the subject were identified (n = 14) and the following categories were constructed for treatment and presentation of the material: 1) conceptualization of Autism; 2) experiences and development of the child with autism; 3) process of interaction and mediation in the teacher-child relationship; 4) proposals for the care and education of children with autism. The data of this study indicated variability in the definition of autism and in children's school experiences, and pointed out the relevance of investments in the teacher-child relationship and in multiprofessional interventions. The research indicates the need for new research, exploring other aspects related to the theme, such as the structural and organizational conditions of schools and the contribution of inclusive public policies in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Autismo
Inclusão Escolar
Educação Infantil
Creche
Pré-escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORTOLETTO, Luiza Zanin. Pesquisa Bibliográfica: Autismo e Inclusão na Educação Infantil. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23328
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PesquisaBibliográficaAutismo.pdfTCC705.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.