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dc.creatorBortoletto, Luiza Zanin-
dc.date.accessioned2018-12-14T19:05:28Z-
dc.date.available2018-12-14T19:05:28Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationBORTOLETTO, Luiza Zanin. Pesquisa Bibliográfica: Autismo e Inclusão na Educação Infantil. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23328-
dc.description.abstractIn Brazil, national legislations, anchored in the paradigm of School Inclusion, affirm that it is the right of every child to have access to quality kindergartens and preschools that promote their integral development. Despite such legal precepts, the inclusion of children with autism in Early Childhood Education is still challenging and little investigated and problematized in the scientific field. In this scenario, the objective of this work was to conduct a survey and analysis of national scientific productions on the inclusion of children, identified as Autism Spectrum Disorder, in Early Childhood Education, in dialogue with historical-cultural psychology. The survey was carried out from July 2017 to August 2018, in the Virtual Library in Health-Psychology, with a view to the selection of scientific articles, in the Portuguese language, online version and published in the period from 1996 to 2018. From the qualitative analysis of the collected articles (n = 10,204), few studies on the subject were identified (n = 14) and the following categories were constructed for treatment and presentation of the material: 1) conceptualization of Autism; 2) experiences and development of the child with autism; 3) process of interaction and mediation in the teacher-child relationship; 4) proposals for the care and education of children with autism. The data of this study indicated variability in the definition of autism and in children's school experiences, and pointed out the relevance of investments in the teacher-child relationship and in multiprofessional interventions. The research indicates the need for new research, exploring other aspects related to the theme, such as the structural and organizational conditions of schools and the contribution of inclusive public policies in Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.titlePesquisa bibliográfia: Autismo e inclusão na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745719A4pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751262T4pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707475J3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2194679T4pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, legislações nacionais, ancoradas no paradigma da Inclusão Escolar, afirmam que é direito de toda criança o acesso a creches e pré-escolas de qualidade, que promovam seu desenvolvimento integral. Apesar de tais preceitos legais, a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil ainda é desafiadora e pouco investigada e problematizada no campo científico. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi realizar, em diálogo com a Psicologia histórico-cultural, um levantamento e análise de produções científicas nacionais sobre a inclusão de crianças, identificadas com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil. O levantamento foi realizado de julho de 2017 a agosto de 2018, na Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia, com vistas à seleção de artigos científicos, no idioma português, versão online e publicados no período de 1996 a 2018. A partir da análise qualitativa dos artigos levantados (n= 10.204), foram identificados poucos estudos sobre a temática (n=14) e construídas as seguintes categorias para tratamento e apresentação do material: 1) conceituação do Autismo; 2) vivências e desenvolvimento da criança com autismo; 3) processo de interação e de mediação na relação professor-criança; 4) propostas de cuidado e educação da criança com autismo. Os dados do estudo indicaram variabilidades na definição de autismo e nas vivências escolares das crianças, e apontaram a relevância dos investimentos na relação professor-criança e nas intervenções multiprofissionais. A pesquisa indica a necessidade de novas investigações, que explorem aspectos outros relativos à temática, como as condições estruturais e organizacionais das escolas e o aporte de políticas públicas inclusivas na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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