Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22927
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização
Título(s) alternativo(s): History of science and teaching: analysis of its use and incentive use
Autor(es): Oliveira, Gustavo Santana de
Primeiro orientador: Marques, Deividi Marcio
Primeiro membro da banca: Sales, Nilva Lucia Lombardi
Segundo membro da banca: Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Resumo: Analisando o atual contexto educacional, em que o ensino muitas vezes é questionado, o presente trabalho propõem-se a entender melhor esse contexto e como ocorre a aplicação de conteúdos que abordam assuntos relativos à História da Ciência por professores do ensino médio, além de analisar as fontes que os professores utilizam ao buscar informações sobre o assunto. Para atingir tal objetivo, contou-se com a colaboração de dois professores, que, espontaneamente, por meio de entrevista e observação das suas aulas, forneceram dados para se estimar um panorama sobre a utilização e o conhecimento da HC por parte dos discentes selecionados. Esses dados foram posteriormente analisados e interpretados, sendo completados com a análise e posterior categorização de alguns pontos cruciais do material didático utilizado pelos professores. Como resultado, conseguiu-se diagnosticar uma carência de informações e modelos de como a História da Ciência pode ser aplicada no ensino médio por parte dos nossos professores colaboradores. A partir desses resultados, criou-se um material informativo, com base nas aulas ministradas pelos professores, para que os professores interessados pudessem se inspirar e visualizar um modelo de um texto que se baseia nos preceitos da História da Ciência.
Abstract: Analyzing the current educational context, in which teaching is often questioned, the present work proposes to better understand this context and how the application of contents that deal with subjects related to the History of Science by high school teachers occurs, besides analyzing the sources that teachers use when seeking information about the subject. In order to reach this objective, two teachers were collaborated, who spontaneously, through interview and observation of their classes, provided data to estimate a panorama about the use and knowledge of HC by the selected students. These data were later analyzed and interpreted, being complemented with the analysis and later categorization of some crucial points of the didactic material used by the teachers. As a result, we have been able to diagnose a lack of information and models of how the History of Science can be applied in high school by our collaborating teachers. From these results, an informative material was created, based on the classes taught by the teachers, so that interested teachers could be inspired and visualized a model of a text that is based on the precepts of the History of Science.
Palavras-chave: História da Ciência
Ensino de Química
Modelos atômicos.
History of Science
Chemistry Teaching
Atomic models
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Química - Estudo e ensino
Química - Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: OLIVEIRA, Gustavo Santana de. História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.557
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.557
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22927
Data de defesa: 2-Mai-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HistóriaCiênciaEnsino.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.