Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Gustavo Santana de-
dc.date.accessioned2018-11-21T14:39:15Z-
dc.date.available2018-11-21T14:39:15Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gustavo Santana de. História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.557pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22927-
dc.description.abstractAnalyzing the current educational context, in which teaching is often questioned, the present work proposes to better understand this context and how the application of contents that deal with subjects related to the History of Science by high school teachers occurs, besides analyzing the sources that teachers use when seeking information about the subject. In order to reach this objective, two teachers were collaborated, who spontaneously, through interview and observation of their classes, provided data to estimate a panorama about the use and knowledge of HC by the selected students. These data were later analyzed and interpreted, being complemented with the analysis and later categorization of some crucial points of the didactic material used by the teachers. As a result, we have been able to diagnose a lack of information and models of how the History of Science can be applied in high school by our collaborating teachers. From these results, an informative material was created, based on the classes taught by the teachers, so that interested teachers could be inspired and visualized a model of a text that is based on the precepts of the History of Science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectModelos atômicos.pt_BR
dc.subjectHistory of Sciencept_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectAtomic modelspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Formação de professorespt_BR
dc.titleHistória da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilizaçãopt_BR
dc.title.alternativeHistory of science and teaching: analysis of its use and incentive usept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Deividi Marcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Nilva Lucia Lombardi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092092558776882pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Thiago Henrique Barnabé-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448159104632472pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4232381108301059pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAnalisando o atual contexto educacional, em que o ensino muitas vezes é questionado, o presente trabalho propõem-se a entender melhor esse contexto e como ocorre a aplicação de conteúdos que abordam assuntos relativos à História da Ciência por professores do ensino médio, além de analisar as fontes que os professores utilizam ao buscar informações sobre o assunto. Para atingir tal objetivo, contou-se com a colaboração de dois professores, que, espontaneamente, por meio de entrevista e observação das suas aulas, forneceram dados para se estimar um panorama sobre a utilização e o conhecimento da HC por parte dos discentes selecionados. Esses dados foram posteriormente analisados e interpretados, sendo completados com a análise e posterior categorização de alguns pontos cruciais do material didático utilizado pelos professores. Como resultado, conseguiu-se diagnosticar uma carência de informações e modelos de como a História da Ciência pode ser aplicada no ensino médio por parte dos nossos professores colaboradores. A partir desses resultados, criou-se um material informativo, com base nas aulas ministradas pelos professores, para que os professores interessados pudessem se inspirar e visualizar um modelo de um texto que se baseia nos preceitos da História da Ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.557pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistóriaCiênciaEnsino.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.