Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22927
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização
Alternate title (s): History of science and teaching: analysis of its use and incentive use
Author: Oliveira, Gustavo Santana de
First Advisor: Marques, Deividi Marcio
First member of the Committee: Sales, Nilva Lucia Lombardi
Second member of the Committee: Corrêa, Thiago Henrique Barnabé
Summary: Analisando o atual contexto educacional, em que o ensino muitas vezes é questionado, o presente trabalho propõem-se a entender melhor esse contexto e como ocorre a aplicação de conteúdos que abordam assuntos relativos à História da Ciência por professores do ensino médio, além de analisar as fontes que os professores utilizam ao buscar informações sobre o assunto. Para atingir tal objetivo, contou-se com a colaboração de dois professores, que, espontaneamente, por meio de entrevista e observação das suas aulas, forneceram dados para se estimar um panorama sobre a utilização e o conhecimento da HC por parte dos discentes selecionados. Esses dados foram posteriormente analisados e interpretados, sendo completados com a análise e posterior categorização de alguns pontos cruciais do material didático utilizado pelos professores. Como resultado, conseguiu-se diagnosticar uma carência de informações e modelos de como a História da Ciência pode ser aplicada no ensino médio por parte dos nossos professores colaboradores. A partir desses resultados, criou-se um material informativo, com base nas aulas ministradas pelos professores, para que os professores interessados pudessem se inspirar e visualizar um modelo de um texto que se baseia nos preceitos da História da Ciência.
Abstract: Analyzing the current educational context, in which teaching is often questioned, the present work proposes to better understand this context and how the application of contents that deal with subjects related to the History of Science by high school teachers occurs, besides analyzing the sources that teachers use when seeking information about the subject. In order to reach this objective, two teachers were collaborated, who spontaneously, through interview and observation of their classes, provided data to estimate a panorama about the use and knowledge of HC by the selected students. These data were later analyzed and interpreted, being complemented with the analysis and later categorization of some crucial points of the didactic material used by the teachers. As a result, we have been able to diagnose a lack of information and models of how the History of Science can be applied in high school by our collaborating teachers. From these results, an informative material was created, based on the classes taught by the teachers, so that interested teachers could be inspired and visualized a model of a text that is based on the precepts of the History of Science.
Keywords: História da Ciência
Ensino de Química
Modelos atômicos.
History of Science
Chemistry Teaching
Atomic models
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Química - Estudo e ensino
Química - Formação de professores
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: OLIVEIRA, Gustavo Santana de. História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.557
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.557
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22927
Date of defense: 2-May-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistóriaCiênciaEnsino.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.