Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22875
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jobinianas de Sérgio Assad - Análise dos procedimentos composicionais
Título(s) alternativo(s): Jobinianas of Sérgio Assad - Analysis of compositional procedures
Autor(es): Silva, Armando César da
Primeiro orientador: Cintra, Celso Luiz de Araujo
Primeiro membro da banca: Tiné, Paulo José de Siqueira
Segundo membro da banca: Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
Resumo: Sérgio Assad (1952) é um compositor da atualidade que desempenha um papel importante no meio musical. Já produziu obras para violão solo, duos, trios, quartetos, concertos e outras formações diversas. Suas composições contribuem para a expansão do repertório violonístico além de empregar diversas técnicas composicionais que intensificam o interesse dos músicos por sua produção. Assad também faz referência a formas musicais antigas, gêneros musicais brasileiros, à estética impressionista e ao Jazz. Este trabalho buscou investigar os procedimentos composicionais empregados por Sérgio Assad em sua Série Jobinianas (nº 1, 2, 3 e 4), bem como o posicionamento do compositor diante das diferentes manifestações culturais na sociedade contemporânea. Essa investigação vem sendo realizada mais sistematicamente, no entanto, é muito pouca a quantidade de trabalhos que discutem os processos composicionais de Sérgio Assad, visto que esse compositor possui uma importante produção artística para o violão de concerto. Apesar de formarem uma sequência, as Jobinianas foram compostas em períodos diferentes, o que poderá nos mostrar um pouco do processo de evolução de Assad enquanto compositor. Para cumprir as metas deste trabalho, foram analisadas as técnicas composicionais de Assad, a influência da estética composicional de Tom Jobim sobre as Jobinianas e de que maneira a música popular, principalmente brasileira, é inserida em suas composições. Para atender melhor os objetivos e dar suporte teórico em relação ao posicionamento de Assad como compositor, levantamos algumas discussões sobre pós-modernismo, hibridismo e intertextualidade em música.
Abstract: Sérgio Assad (1952) is a composer who plays an important role in the current musical environment. He has already produced works for solo guitar, duos, trios, quartets, concerts and other formations. His compositions contribute to the expansion of the repertoire of music, as well as employing several compositional techniques that intensify the interest of musicians in his production. Assad also refers to ancient musical forms, Brazilian musical genres, Impressionist aesthetics and Jazz. This work sought to investigate the compositional procedures employed by Sérgio Assad in his series Jobinianas (nº 1, 2, 3 and 4), as well as the position of the composer before the different cultural manifestations in contemporary society. This research has been carried out more systematically, however, the number of works that discuss the compositional processes of Sérgio Assad is scarce, since this composer has an important artistic production for the concert guitar. Despite forming a sequence, the Jobinianas were composed in different periods, which may show us a bit of the process of evolution of Assad as a composer. To fulfill the goals of this work, we analyzed Assad 's compositional techniques, the influence of Tom Jobim's compositional aesthetics on the Jobinianas, and how popular music, mainly Brazilian music, is inserted in his compositions. To better meet the objectives and provide theoretical support regarding Assad's position as a composer, we have raised some discussions about postmodernism, hybridism and intertextuality in music.
Palavras-chave: Sérgio Assad
Processos composicionais
Violão
Pós-Modernismo em Música
Compositional process
Guitar
Postmodernism in Music
Música
Assad, Sergio, 1952- -Critica e interpretação
Música brasileira
Pós-Modernismo em Música
Músicos brasileiros
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: SILVA, Armando César da. Jobinianas de Sérgio Assad - Análise dos procedimentos composicionais. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.588.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.588
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22875
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JobinianasSérgioAssad.pdfDissertação ou Tese5.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.