Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22875
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Armando César da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T20:05:28Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T20:05:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Armando César da. Jobinianas de Sérgio Assad - Análise dos procedimentos composicionais. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.588. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22875 | - |
dc.description.abstract | Sérgio Assad (1952) is a composer who plays an important role in the current musical environment. He has already produced works for solo guitar, duos, trios, quartets, concerts and other formations. His compositions contribute to the expansion of the repertoire of music, as well as employing several compositional techniques that intensify the interest of musicians in his production. Assad also refers to ancient musical forms, Brazilian musical genres, Impressionist aesthetics and Jazz. This work sought to investigate the compositional procedures employed by Sérgio Assad in his series Jobinianas (nº 1, 2, 3 and 4), as well as the position of the composer before the different cultural manifestations in contemporary society. This research has been carried out more systematically, however, the number of works that discuss the compositional processes of Sérgio Assad is scarce, since this composer has an important artistic production for the concert guitar. Despite forming a sequence, the Jobinianas were composed in different periods, which may show us a bit of the process of evolution of Assad as a composer. To fulfill the goals of this work, we analyzed Assad 's compositional techniques, the influence of Tom Jobim's compositional aesthetics on the Jobinianas, and how popular music, mainly Brazilian music, is inserted in his compositions. To better meet the objectives and provide theoretical support regarding Assad's position as a composer, we have raised some discussions about postmodernism, hybridism and intertextuality in music. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sérgio Assad | pt_BR |
dc.subject | Processos composicionais | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Pós-Modernismo em Música | pt_BR |
dc.subject | Compositional process | pt_BR |
dc.subject | Guitar | pt_BR |
dc.subject | Postmodernism in Music | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Assad, Sergio, 1952- -Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject | Pós-Modernismo em Música | pt_BR |
dc.subject | Músicos brasileiros | pt_BR |
dc.title | Jobinianas de Sérgio Assad - Análise dos procedimentos composicionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Jobinianas of Sérgio Assad - Analysis of compositional procedures | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3788782913732002 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tiné, Paulo José de Siqueira | - |
dc.contributor.referee2 | Orosco, Maurício Tadeu dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9955284822547668 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sérgio Assad (1952) é um compositor da atualidade que desempenha um papel importante no meio musical. Já produziu obras para violão solo, duos, trios, quartetos, concertos e outras formações diversas. Suas composições contribuem para a expansão do repertório violonístico além de empregar diversas técnicas composicionais que intensificam o interesse dos músicos por sua produção. Assad também faz referência a formas musicais antigas, gêneros musicais brasileiros, à estética impressionista e ao Jazz. Este trabalho buscou investigar os procedimentos composicionais empregados por Sérgio Assad em sua Série Jobinianas (nº 1, 2, 3 e 4), bem como o posicionamento do compositor diante das diferentes manifestações culturais na sociedade contemporânea. Essa investigação vem sendo realizada mais sistematicamente, no entanto, é muito pouca a quantidade de trabalhos que discutem os processos composicionais de Sérgio Assad, visto que esse compositor possui uma importante produção artística para o violão de concerto. Apesar de formarem uma sequência, as Jobinianas foram compostas em períodos diferentes, o que poderá nos mostrar um pouco do processo de evolução de Assad enquanto compositor. Para cumprir as metas deste trabalho, foram analisadas as técnicas composicionais de Assad, a influência da estética composicional de Tom Jobim sobre as Jobinianas e de que maneira a música popular, principalmente brasileira, é inserida em suas composições. Para atender melhor os objetivos e dar suporte teórico em relação ao posicionamento de Assad como compositor, levantamos algumas discussões sobre pós-modernismo, hibridismo e intertextualidade em música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 195 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.588 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JobinianasSérgioAssad.pdf | Dissertação ou Tese | 5.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.