Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica
Autor: Benevides, Daniela Ferreira
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Resumen: A aplicação de atividades práticas vem sendo constantemente debatida pelos professores, sendo assim, o trabalho em questão trás uma proposta de adaptação dos roteiros que são utilizados para realização de experimentos em aulas práticas. O texto tem como objetivo apresentar a aplicação e discussão de uma atividade prática realizada com professoras de ciências que frequentam o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz), em Uberlândia- MG. A experiência foi inspirada no livro “Química na cabeça”, do autor Alfredo Luis Mateus com o título: das cinzas ao repolho. O intuito foi discutir a presença de roteiros e até que ponto eles nos auxiliam em sala de aula. Para a aplicação da prática foram utilizados copos descartáveis, suco de repolho roxo, bicarbonato de sódio, detergente neutro, vinagre, cinzas e sabão em pó, então a proposta seria identificar qual era o objetivo daquela experiência sem utilizar o roteiro, a partir de uma história contada e dos materiais disponíveis. A experiência vivida no momento foi muito importante para minha formação, pois tinha uma visão de que todos os professores eram extremamente dependentes de roteiros em sala, mas o que foi constatado durante a discussão foi algo um pouco diferente. Para a maioria das professoras de ciências o roteiro é utilizado apenas como um auxiliar antes da aplicação do conteúdo, e no momento em que a prática vai ser aplicada elas iniciam com o questionamento do que poderia ser feito com os materiais disponíveis, e assim conversam com os alunos sobre como a atividade poderia ser realizada, para depois chegar ao objetivo da prática, sendo que nesse momento de discussão as professoras podem notar as dificuldades dos alunos, e se preciso distribuem os roteiros.
Palabras clave: Roteiros
Aula prática
Laboratório
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BENEVIDES, Daniela Ferreira. Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771
Fecha de defensa: 15-dic-2015
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AulasPraticasEnsino.pdf355.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.