Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica
Author: Benevides, Daniela Ferreira
First Advisor: Carvalho, Daniela Franco
Summary: A aplicação de atividades práticas vem sendo constantemente debatida pelos professores, sendo assim, o trabalho em questão trás uma proposta de adaptação dos roteiros que são utilizados para realização de experimentos em aulas práticas. O texto tem como objetivo apresentar a aplicação e discussão de uma atividade prática realizada com professoras de ciências que frequentam o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz), em Uberlândia- MG. A experiência foi inspirada no livro “Química na cabeça”, do autor Alfredo Luis Mateus com o título: das cinzas ao repolho. O intuito foi discutir a presença de roteiros e até que ponto eles nos auxiliam em sala de aula. Para a aplicação da prática foram utilizados copos descartáveis, suco de repolho roxo, bicarbonato de sódio, detergente neutro, vinagre, cinzas e sabão em pó, então a proposta seria identificar qual era o objetivo daquela experiência sem utilizar o roteiro, a partir de uma história contada e dos materiais disponíveis. A experiência vivida no momento foi muito importante para minha formação, pois tinha uma visão de que todos os professores eram extremamente dependentes de roteiros em sala, mas o que foi constatado durante a discussão foi algo um pouco diferente. Para a maioria das professoras de ciências o roteiro é utilizado apenas como um auxiliar antes da aplicação do conteúdo, e no momento em que a prática vai ser aplicada elas iniciam com o questionamento do que poderia ser feito com os materiais disponíveis, e assim conversam com os alunos sobre como a atividade poderia ser realizada, para depois chegar ao objetivo da prática, sendo que nesse momento de discussão as professoras podem notar as dificuldades dos alunos, e se preciso distribuem os roteiros.
Keywords: Roteiros
Aula prática
Laboratório
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BENEVIDES, Daniela Ferreira. Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771
Date of defense: 15-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AulasPraticasEnsino.pdf355.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.