Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Benevides, Daniela Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T12:13:01Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T12:13:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.identifier.citation | BENEVIDES, Daniela Ferreira. Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22771 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Roteiros | pt_BR |
dc.subject | Aula prática | pt_BR |
dc.subject | Laboratório | pt_BR |
dc.title | Aulas práticas no ensino de biologia: uma proposta de inovação metodológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1184818974808915 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A aplicação de atividades práticas vem sendo constantemente debatida pelos professores, sendo assim, o trabalho em questão trás uma proposta de adaptação dos roteiros que são utilizados para realização de experimentos em aulas práticas. O texto tem como objetivo apresentar a aplicação e discussão de uma atividade prática realizada com professoras de ciências que frequentam o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz), em Uberlândia- MG. A experiência foi inspirada no livro “Química na cabeça”, do autor Alfredo Luis Mateus com o título: das cinzas ao repolho. O intuito foi discutir a presença de roteiros e até que ponto eles nos auxiliam em sala de aula. Para a aplicação da prática foram utilizados copos descartáveis, suco de repolho roxo, bicarbonato de sódio, detergente neutro, vinagre, cinzas e sabão em pó, então a proposta seria identificar qual era o objetivo daquela experiência sem utilizar o roteiro, a partir de uma história contada e dos materiais disponíveis. A experiência vivida no momento foi muito importante para minha formação, pois tinha uma visão de que todos os professores eram extremamente dependentes de roteiros em sala, mas o que foi constatado durante a discussão foi algo um pouco diferente. Para a maioria das professoras de ciências o roteiro é utilizado apenas como um auxiliar antes da aplicação do conteúdo, e no momento em que a prática vai ser aplicada elas iniciam com o questionamento do que poderia ser feito com os materiais disponíveis, e assim conversam com os alunos sobre como a atividade poderia ser realizada, para depois chegar ao objetivo da prática, sendo que nesse momento de discussão as professoras podem notar as dificuldades dos alunos, e se preciso distribuem os roteiros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 95210562 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AulasPraticasEnsino.pdf | 355.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.