Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22676
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Resíduos eletroeletrônicos como tema de educação ambiental no ensino médio |
Título (s) alternativo (s): | Electrical and electronic waste as a subject of environmental education in high school |
Autor: | Freitas, Marcelo Batista de |
Primer orientador: | Auth, Milton Antônio |
Primer miembro de la banca: | Teixeira Jr, José Gonçalves |
Segundo miembro de la banca: | Sangiogo, Fábio André |
Resumen: | O presente trabalho tem como base a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino médio, com foco nos resíduos eletroeletrônicos e no tema de Educação Ambiental, sob a abordagem de ensino CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Seu desenvolvimento no contexto escolar teve o acompanhamento pela pesquisa de caráter qualitativo e com certo aporte quantitativo. A turma envolvida foi do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino básico da cidade de Ituiutaba–MG e compreendeu relações epistêmicas e pedagógicas em uma sala de aula de química no processo de contextualização e construção de significados. Buscou-se articular conceitos da disciplina de Eletroquímica, familiarizar os alunos com materiais que compõem os equipamentos eletroeletrônicos e conscientizá-los para as questões decorrentes do descarte inadequado de rejeitos eletroeletrônicos, em especial pilhas e baterias. A sequência didática, organizada sob a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e desenvolvida com novas metodologias e atividades interdisciplinares e contextualizadas, contribuiu expressivamente para construir significados para conceitos estudados e ocasionar mudanças na postura de cada indivíduo. |
Abstract: | The present work is based on the elaboration and development of a didactic sequence in high school, focusing on the electro-electronic residues and the theme of Environmental Education, under the teaching approach CTSA (Science-Technology-Society-Environment). Its development in the school context was followed by research of a qualitative nature and with some quantitative contribution. The group involved was the 2nd year of the High School of a public elementary school in the city of Ituiutaba-MG and understood epistemic and pedagogical relations in a classroom of chemistry in the process of contextualization and construction of meanings. It was tried to articulate concepts of the discipline of Electrochemistry, to familiarize the students with materials that make up the electrical and electronic equipments and to make them aware of the issues arising from the inadequate disposal of electro-electronic waste, especially batteries and batteries. The didactic sequence, organized under the Three Pedagogical Moments (3MP) dynamics, and developed with new methodologies and interdisciplinary and contextualized activities, contributed significantly to construct meanings for studied concepts and bring about changes in the posture of each individual. |
Palabras clave: | Sequência didática Didactic sequence Resíduos eletroeletrônicos Electrical and electronic waste CTSA Três momentos pedagógicos Three pedagogical moments Ciência Sciences Didática Didactics Educação ambiental Environmental education Lixo Garbage Ciência - Estudo e ensino Didática - Educação ambiental Educação ambiental - Ensino médio Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | FREITAS, Marcelo Batista de. Resíduos eletroeletrônicos como tema de educação ambiental no ensino médio. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.581 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.581 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22676 |
Fecha de defensa: | 2-mar-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ResíduosEletroeletrônicosEducação.pdf | Dissertação | 6.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.