Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22676
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Marcelo Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T21:55:32Z | - |
dc.date.available | 2018-10-22T21:55:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-02 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Marcelo Batista de. Resíduos eletroeletrônicos como tema de educação ambiental no ensino médio. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.581 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22676 | - |
dc.description.abstract | The present work is based on the elaboration and development of a didactic sequence in high school, focusing on the electro-electronic residues and the theme of Environmental Education, under the teaching approach CTSA (Science-Technology-Society-Environment). Its development in the school context was followed by research of a qualitative nature and with some quantitative contribution. The group involved was the 2nd year of the High School of a public elementary school in the city of Ituiutaba-MG and understood epistemic and pedagogical relations in a classroom of chemistry in the process of contextualization and construction of meanings. It was tried to articulate concepts of the discipline of Electrochemistry, to familiarize the students with materials that make up the electrical and electronic equipments and to make them aware of the issues arising from the inadequate disposal of electro-electronic waste, especially batteries and batteries. The didactic sequence, organized under the Three Pedagogical Moments (3MP) dynamics, and developed with new methodologies and interdisciplinary and contextualized activities, contributed significantly to construct meanings for studied concepts and bring about changes in the posture of each individual. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Resíduos eletroeletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Electrical and electronic waste | pt_BR |
dc.subject | CTSA | pt_BR |
dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Three pedagogical moments | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Sciences | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Didactics | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Lixo | pt_BR |
dc.subject | Garbage | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática - Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.title | Resíduos eletroeletrônicos como tema de educação ambiental no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Electrical and electronic waste as a subject of environmental education in high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Auth, Milton Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8703276139561729 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira Jr, José Gonçalves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8191381462412110 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sangiogo, Fábio André | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3646621320378234 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5503822241220149 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como base a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino médio, com foco nos resíduos eletroeletrônicos e no tema de Educação Ambiental, sob a abordagem de ensino CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Seu desenvolvimento no contexto escolar teve o acompanhamento pela pesquisa de caráter qualitativo e com certo aporte quantitativo. A turma envolvida foi do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino básico da cidade de Ituiutaba–MG e compreendeu relações epistêmicas e pedagógicas em uma sala de aula de química no processo de contextualização e construção de significados. Buscou-se articular conceitos da disciplina de Eletroquímica, familiarizar os alunos com materiais que compõem os equipamentos eletroeletrônicos e conscientizá-los para as questões decorrentes do descarte inadequado de rejeitos eletroeletrônicos, em especial pilhas e baterias. A sequência didática, organizada sob a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e desenvolvida com novas metodologias e atividades interdisciplinares e contextualizadas, contribuiu expressivamente para construir significados para conceitos estudados e ocasionar mudanças na postura de cada indivíduo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 187 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.581 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ResíduosEletroeletrônicosEducação.pdf | Dissertação | 6.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.