Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Marcelo Batista de-
dc.date.accessioned2018-10-22T21:55:32Z-
dc.date.available2018-10-22T21:55:32Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationFREITAS, Marcelo Batista de. Resíduos eletroeletrônicos como tema de educação ambiental no ensino médio. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.581pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22676-
dc.description.abstractThe present work is based on the elaboration and development of a didactic sequence in high school, focusing on the electro-electronic residues and the theme of Environmental Education, under the teaching approach CTSA (Science-Technology-Society-Environment). Its development in the school context was followed by research of a qualitative nature and with some quantitative contribution. The group involved was the 2nd year of the High School of a public elementary school in the city of Ituiutaba-MG and understood epistemic and pedagogical relations in a classroom of chemistry in the process of contextualization and construction of meanings. It was tried to articulate concepts of the discipline of Electrochemistry, to familiarize the students with materials that make up the electrical and electronic equipments and to make them aware of the issues arising from the inadequate disposal of electro-electronic waste, especially batteries and batteries. The didactic sequence, organized under the Three Pedagogical Moments (3MP) dynamics, and developed with new methodologies and interdisciplinary and contextualized activities, contributed significantly to construct meanings for studied concepts and bring about changes in the posture of each individual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectResíduos eletroeletrônicospt_BR
dc.subjectElectrical and electronic wastept_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectThree pedagogical momentspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectGarbagept_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidática - Educação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Ensino médiopt_BR
dc.subjectLixo - Eliminação - Aspectos ambientaispt_BR
dc.titleResíduos eletroeletrônicos como tema de educação ambiental no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeElectrical and electronic waste as a subject of environmental education in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Jr, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee2Sangiogo, Fábio André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646621320378234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5503822241220149pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como base a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino médio, com foco nos resíduos eletroeletrônicos e no tema de Educação Ambiental, sob a abordagem de ensino CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Seu desenvolvimento no contexto escolar teve o acompanhamento pela pesquisa de caráter qualitativo e com certo aporte quantitativo. A turma envolvida foi do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de ensino básico da cidade de Ituiutaba–MG e compreendeu relações epistêmicas e pedagógicas em uma sala de aula de química no processo de contextualização e construção de significados. Buscou-se articular conceitos da disciplina de Eletroquímica, familiarizar os alunos com materiais que compõem os equipamentos eletroeletrônicos e conscientizá-los para as questões decorrentes do descarte inadequado de rejeitos eletroeletrônicos, em especial pilhas e baterias. A sequência didática, organizada sob a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e desenvolvida com novas metodologias e atividades interdisciplinares e contextualizadas, contribuiu expressivamente para construir significados para conceitos estudados e ocasionar mudanças na postura de cada indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration187pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.581pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResíduosEletroeletrônicosEducação.pdfDissertação6.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.